A parceria realizada entre a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, com a ONG Américas Amigas e o Hospital do Câncer de Patrocínio, realizou 660 atendimentos de saúde entre os dias 2 e 5 julho.
A carreta, que ficou estacionada na Esplanada do Paço Municipal, realizou mamografias, ultrassons e emitiu laudos para as 152 pessoas que procuraram por atendimento.
“Foram 660 atendimentos em apenas cinco dias, garantindo detecção e diagnóstico do câncer de mama com agilidade, qualidade e entrega imediata dos laudos. Uma iniciativa que evidencia o impacto real de se levar saúde a quem mais precisa”, afirmou a gerente geral da ONG América Amigas, Mirna Hallay.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que São Bernardo foi pioneira em ampliar a faixa etária para realização de exames de rastreio de câncer de mama, passando de 50 a 69 para de 40 a 74.
“A prevenção sempre será a medida mais eficaz de proteção à saúde. Detectar um câncer de mama no início aumenta e muito as chances de cura, gasta-se menos com aquele tratamento e o impacto na vida do paciente é menor”, completou.