“Segurança não tem fronteira, por isso não iremos baixar a guarda”. Essa é missão da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, Polícia Militar e Polícia Civil, que, nos últimos 15 dias, trabalharam de forma conjunta na Operação Força Total.
Em duas semanas de ações integradas, as forças de segurança prenderam 66 pessoas, como também recuperaram 45 celulares, 43 eletrônicos (entre notebooks e tablets), quatro motos e um carro.
Dentro deste período da Operação Força Total, foram mais de 3 mil ocorrências atendidas, com destaque para apreensões de drogas em duas casas-bomba no Parque dos Químicos, na região do Alvarenga, e bairro dos Casa, e operação conjunta da Polícia Civil com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) de combate à pedofilia, que resultou em sete prisões em flagrante.
“Vamos trabalhar 24 horas por dia para manter São Bernardo segura. Esse balanço demonstra o apoio irrestrito do município com a Polícia Militar e Civil, contem sempre comigo. Só com essa união que conseguiremos manter a ordem e a segurança na nossa cidade. Quero parabenizar toda a tropa da GCM, PM e Civil por números tão expressivos que demonstram a dedicação em prol da população de São Bernardo”, declarou o prefeito Marcelo Lima, em balanço da operação.
No Parque dos Químicos, a Operação Força Total realizou uma das maiores apreensões de droga da cidade neste ano. A GCM, em conjunto com a Guarda Ambiental, apreendeu 5 mil tubos de drogas ilícitas, entre cocaína, crack e maconha, estavam em uma construção irregular, em área de mata.
No Nova Baeta, no Jardim Detroit e no Jardim Limpão, novas apreensões, que, somadas, resultaram na apreensão de 130 invólucros de cocaína, 143 porções de maconha e 215 pinos de crack, dentro outras drogas. Nesta incursão, três traficantes foram presos.
Com relação à rede de proteção à mulher, duas guardas municipais auxiliaram na prisão de um homem de 19 anos, na região do bairro Santa Terezinha. Elas estavam em serviço em uma escola próxima do local e receberam comunicado sobre o crime de estupro de vulnerável. Com apoio da Romu, o homem foi localizado e recebeu voz de prisão da guarda.
“Integração se faz na prática e esses números demonstram que, com todo nosso esforço e empenho, conseguimos resultados concretos, porque crime não tem fronteira. Sabemos que temos muito a fazer. Esse é apenas o começo de grandes parcerias entre as forças de segurança e, em especial, de defesa das vítimas”, alertou Major Topalian, secretário municipal de Segurança.
Participaram da coletiva de imprensa, sobre o balanço da Força Total, Dr. Domingos Paulo, delegado seccional de São Bernardo; coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6); Fernando Carvalho Ricardo, tenente-coronel e comandante do 6° Batalhão; Michael Rubio, secretário adjunto de Segurança; Fábio Sampaio, subcomandante da GCM; e Eduardo dos Santos, inspetor-chefe da GCM.
Outros números
A Operação Força Total registrou 86 furtos (sendo cinco de veículos), 14 roubos (sendo seis veículos), 86 pessoas conduzidas ao DP para averiguação, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão.
Apreendeu 43 veículos e 27 motos, simulacro e arma branca, além de recuperar mais de R$ 21 mil em espécie. 42 mulheres foram atendidas no período, vítimas de violência doméstica e encaminhadas à rede de proteção de São Bernardo.
Dentro da Operação Dorme Bem SBC, a GCM registrou 206 ocorrências de perturbação do sossego, dispersou 770 pessoas de baile funk em vias públicas e encerrou a atividade de 11 estabelecimentos comerciais.
Conjunto Anchieta
Em nova intervenção no Conjunto Anchieta, na região central de São Bernardo, próximo ao terminal de ônibus João Setti, foram apreendidas 35 máquinas caça-níquel no Bar 33, que foi lacrado pela guarda.
O homem que estava no local também tinha entorpecentes em sua posse, e ficou à disposição da justiça.