O impacto de medidas realizadas na saúde pela Prefeitura de São Bernardo como a Caravana da Saúde, programa que zerou filas de espera por consultas com especialistas, exames e cirurgias, começa a aparecer nos dados oficiais do SUS (Sistema Único de Saúde).
Relatório elaborado pelo Departamento de Apoio à Gestão com informações do DataSUS mostra que, em 2025, houve aumento de 23% no total de procedimentos cirúrgicos promovidos na cidade.
Foram 15.247 atendimentos de janeiro a novembro do ano passado contra 12.404 no mesmo período de 2024.
São Bernardo é a quinta cidade do Estado de São Paulo em número total de procedimentos.
Com relação aos repasses do SUS para esses atendimentos, o município é o terceiro do Estado com maior volume, tendo recebido R$ 55.625.689,39.
Lançada em 25 de janeiro de 2025, a Caravana da Saúde foi uma grande mobilização que realizou atendimentos aos sábados e domingos, ao longo de todo o primeiro semestre de 2025, para zerar as filas de mais de 94 mil procedimentos que aguardavam por atendimento e que foi herdada da gestão anterior pelo governo do prefeito Marcelo Lima.
Além dos mutirões, também foram contratados novos médicos e equipes foram recompostas, dentro da proposta de aumentar a oferta de atendimentos.
Gestão e dedicação
O prefeito Marcelo Lima destacou que no seu primeiro dia de governo toda a equipe já estava trabalhando pelas melhorias no atendimento da população.
“Nós começamos 2025 atuando na saúde, com a abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência no dia 1º de janeiro. A Caravana da Saúde veio logo em seguida, com os mutirões, atendimentos aos sábados, aos domingos, carretas para realização de exames e uma verdadeira transformação na saúde de São Bernardo”, frisou o chefe do Executivo.
“Foi necessário muito trabalho, muita gestão e dedicação das equipes, mas o resultado a gente pode ver: a saúde de São Bernardo está muito melhor do que antes”, concluiu.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou que a Caravana da Saúde foi a estratégia para eliminar as filas em um primeiro momento, mas que o programa segue como grande organizador da rede e dos serviços de saúde no município.
“Aumentamos as equipes, qualificamos equipamentos como a UPA Vila São Pedro, que foi totalmente reconstruída, agora temos a UPA Alvarenga em obras, a nova UBS São Pedro II, maior, com mais capacidade de atendimento; 22 novos leitos no Hospital da Mulher, diversas melhorias que foram feitas no HU, o novo centro de infusão do Hospital de Câncer. São ações estruturantes fundamentais para qualificar o atendimento à população”, finalizou.
Alta e média complexidade
O secretário adjunto de Saúde de São Bernardo, Dr. Romero Lima, pontuou que estar entre as três cidades do Estado que mais recebeu recursos do SUS para procedimentos cirúrgicos é um indicativo claro da capacidade do município em atender alta e média complexidade.
“Temos muitos serviços que são referência regional e até estadual, como a cirurgia cardíaca pediátrica no Hospital de Clínicas, e isso deixa evidente a qualidade da nossa rede, dos nossos equipamentos e dos nossos profissionais de saúde”, completou.







