O candidato a prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), reuniu-se na noite desta quarta-feira (7) com lideranças e agentes culturais da cidade para incorporar as demandas da área ao seu plano de governo participativo. Acompanhado pela vice, Sargento Jessica Cormick (Avante), Marcelo assinou uma carta-compromisso destacando, entre outras prioridades, a abertura das escolas municipais nos finais de semana para a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer para as famílias.
“Eu só vou prometer ao povo de São Bernardo aquilo que nós vamos executar. Temos aqui em São Bernardo 182 escolas, que estão vazias aos fins de semana. No nosso governo, as escolas estarão abertas aos sábados e domingos para as famílias, com práticas culturais, com gente fazendo e ensinando cultura, esporte e lazer”, afirmou o candidato, que acolheu outras 12 demandas das lideranças.
Entre essas demandas estão: a criação do Conselho de Cultura de São Bernardo; investimento na estrutura de eventos culturais, como o Samba da Praça, para garantir maior segurança e limpeza; contrato de locação de automóveis para circular o “Giro Cultural”, disseminando cultura por todo o município; investimento na Secretaria Municipal de Cultura; criação de uma comissão cultural; destinação do Parque Chácara Silvestre para o atendimento de esportes, lazer e cultura; e a retomada das oficinas da Fundação Criança.
A Sargento Jessica Cormick enfatizou que, em sua gestão com Marcelo, a cultura terá um papel importante nas políticas públicas para a juventude. “Um povo sem cultura é um povo sem história. Vamos trabalhar juntos, entrelaçados, para implementar políticas públicas na área da cultura em toda a cidade. É assim que vamos colocar São Bernardo pra cima”.
A reunião faz parte do “Podemos SBC”, uma iniciativa de Marcelo Lima para a construção de um Plano de Governo colaborativo. As sugestões podem ser acessadas pela plataforma www.podemossbc.com.br, em 20 tendas espalhadas por São Bernardo, em reuniões com moradores e em encontros segmentados, que já ouviram representantes e lideranças das áreas de saúde, esporte, acessibilidade, inclusão, transporte e empreendedores.