O período de verão altera de forma significativa a dinâmica da região do Riacho Grande, em São Bernardo.
Diante do aumento expressivo no fluxo de pessoas, a Prefeitura lançou, nesta segunda-feira (29), a Patrulha de Verão, operação estruturada para assegurar mais segurança, organização e tranquilidade durante os meses de maior movimentação.
A iniciativa reforça as ações preventivas e amplia a presença ostensiva das forças de segurança, com o objetivo de garantir um verão sem ocorrências graves.
Entre as prioridades estão a proteção de moradores, comerciantes e turistas, a preservação dos espaços públicos e das áreas de lazer, além do fortalecimento da sensação de segurança em toda a região.
“É uma época em que o Riacho Grande recebe um grande volume de pessoas, especialmente em áreas de lazer como a Prainha e o Parque Estoril. Nosso objetivo é claro: assegurar um verão seguro, protegendo quem mora, trabalha e visita a região. Para isso, reforçamos a presença das forças de segurança, com patrulhamento preventivo intensificado e pronta resposta a qualquer situação de risco”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Com o aumento da movimentação, principalmente aos fins de semana, a estimativa é de que cerca de 6.000 pessoas circulem pela região, entre moradores, comerciantes, turistas e visitantes ocasionais.
Trabalho conjunto
A Patrulha de Verão é baseada em uma atuação integrada entre diferentes órgãos, com reforço do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), especialmente aos fins de semana, incluindo a Guarda Ambiental, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
As ações envolvem intensificação do patrulhamento preventivo, fiscalização e ordenamento do trânsito, reforço do efetivo nos períodos de maior movimento e pronta resposta a situações de risco.
A estratégia também estimula a colaboração da população, considerada fundamental para o sucesso da operação e para a construção de um ambiente seguro e acolhedor ao longo do verão.
“Esse trabalho vai além da segurança dos frequentadores. Ele também garante o ordenamento do trânsito, a preservação dos espaços públicos e das áreas de lazer. Queremos ampliar a sensação de segurança e contar com a colaboração da população, que é parte essencial dessa estratégia”, ressaltou o major Topalian.
Até março, agentes da GCM, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada para garantir mais segurança a turistas, comerciantes e, principalmente, aos banhistas da Prainha do Riacho Grande, do Parque Estoril e das demais margens da represa Billings.
Durante o período da operação, as forças de segurança realizam patrulhamento a pé, com base comunitária móvel, motocicletas, embarcações (lancha e jet-ski) e guarda-vidas, além de fiscalização com apoio de drones, incorporados ao sistema de monitoramento da região.







