O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou oficialmente a edição da Operação Verão Seguro 2024/2025.
A partir deste sábado (7), até o dia 20 de março, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se unem para garantir mais segurança aos turistas, comerciantes e, principalmente, na proteção aos banhistas da Prainha do Riacho Grande, do Parque Estoril e demais margens da represa Billings.
O anúncio foi feito ao lado do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, do Comandante da GCM, Carlos César Ferreira da Silva, do Inspetor Anastácio – responsável pela região do Riacho Grande –, e do 1º Sargento PM Lins, do Corpo de Bombeiros.
Durante a vigência da operação, agentes das corporações realizarão serviços de patrulhamento a pé, na base comunitária móvel, por motocicletas, embarcações (lancha e jet-ski) e guarda-vidas, além da fiscalização com apoio de drones, incorporados em 2023 ao serviço de monitoramento.
“Nosso objetivo é trazer segurança para as milhares de pessoas que vem ao Riacho e à Represa Billings nesse período de temperaturas elevadas. Agradeço o apoio da Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que nesses últimos oito anos nos ajudaram nessa ação. Peço aos banhistas uma colaboração especial: não nadar em águas profundas, ficar atento ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas e muita atenção com as crianças”, destacou o chefe do Executivo.
Reforço
O Parque Estoril contará também com reforço de guardas municipais que irão atuar como salva-vidas na prainha localizada nas dependências do equipamento, sendo três por plantão.
“A Operação Verão Seguro é uma das ações ostensivas mais importantes em que a nossa GCM atua no período de festas de fim de ano. Nosso objetivo é garantir a segurança, além da proteção a vida de todos”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.
Fiscalização
Além dessas atividades, também serão reforçados os serviços de fiscalização ao comércio de ambulantes.
Para fluidez do tráfego de veículos, agentes de trânsito serão distribuídos nos cruzamentos e vão atuar para coibir estacionamentos irregulares.