Com uma campanha ligada a ações sustentáveis, o cientista político João Viana (Cidadania) foi eleito vereador de São Bernardo neste domingo (6), com 6.897 votos, a quinta melhor posição entre os 28 nomes que estarão na Câmara a partir de 2025. Essa é a segunda eleição em que ele participa. Em 2020, obteve 1.682 votos e ficou na primeira suplência. Agora, ele assume o mandato conquistado nas urnas.
Aos 24 anos, Viana será, na próxima legislatura, o parlamentar mais jovem entre os eleitos nas sete cidades do ABC. “Ser o vereador mais jovem e o quinto mais votado de São Bernardo representa que a população quer que a cidade entre, de fato, no século 21, com desenvolvimento sustentável e tecnológico”, disse o vereador eleito. “Nesse sentido, o papel do jovem é liderar esse processo, já que é o maior impactado por qualquer decisão pública de olho no futuro.”
A candidatura de João Viana inovou na campanha e foi marcada pelo uso de materiais sustentáveis, como folhas de árvores caídas, para levar a mensagem da preservação ambiental. Ele utilizou, nas folhas, carimbos da cor branca, à base de água, com as marcas de sua campanha e a do candidato a prefeito Alex Manente (Cidadania), que disputa o segundo turno em São Bernardo.
O material sustentável integrou o kit distribuído por Viana diretamente aos eleitores, que contou com santinhos, adesivos, praguinhas, biografia, além das folhas de árvores. “Essa foi uma das maneiras que encontrei para diminuir a quantidade de itens jogados no chão pela cidade, além de mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse o vereador.