A Prefeitura de São Bernardo ampliou nesta semana as mobilizações contra a dengue, por meio de mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de arboviroses como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.
As ações se estendem até o início de dezembro, com foco em bairros que apresentaram maior incidência epidemiológica e entomológica ao longo de 2023 e áreas de divisas com outros municípios. A iniciativa faz parte da programação pelo Dia Nacional de Combate ao Dengue, comemorado em novembro de cada ano.
Leia mais:
– São Bernardo reforça monitoramento aéreo com entrega de drones à GCM
– São Bernardo anuncia pacote de melhorias para o Jardim União e Ana Falletti
– São Bernardo anuncia investimento de R$ 16 milhões para obras de infraestrutura no Jardim Laura
Ao longo de novembro, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer residências e estabelecimentos comerciais do bairro Baeta Neves para identificar possíveis criadouros das larvas do mosquito transmissor das doenças e levar orientações sobre como evitar a proliferação da doença.
Entre os dias 6 e 10 de novembro será a vez do bairro Planalto receber a ação, que segue entre os dias 13 e 17 de novembro pela Vila União (Alvarenga), de 20 a 24 pelo Taboão e Paulicéia e de 27 de novembro a 1º de dezembro pelo bairro DER.
“Nossas equipes realizam vistorias domiciliares o ano todo, mas as ações são reforçadas em novembro com essa grande mobilização. É muito importante que as famílias abram as portas para os nossos agentes, que estão devidamente identificados, para que possamos juntos eliminar os riscos e reduzir os indicadores dessas arboviroses”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
Trabalho contínuo
São Bernardo foi um dos primeiros municípios a aderir ao Programa de Combate à Dengue no ano de 1999, ou seja, há 24 anos.
Desde então, as ações de combate e prevenção à dengue e às demais arboviroses são permanentes e realizadas pelo CCZ durante o ano inteiro, com mutirões para eliminar os possíveis criadouros e ampliar a conscientização da população quanto às medidas preventivas, feitos em regiões mais propícias ao mosquito.
De janeiro a outubro de 2023 foram visitados 555.871 imóveis e encontradas e eliminadas 5.469 larvas e 759 focos do mosquito Aedes aegypti.
Confira algumas dicas sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti:
- Retire os pratos dos vasos
- Guarde pneus em locais cobertos
- Tampe bem a caixa-d´água
- Deixe garrafas viradas para baixo
- Limpe as calhas
- Tampe lixeiras e amarre os sacos de lixo
Em caso de denúncias sobre focos do mosquito ou dúvidas sobre arboviroses, basta ligar para os números (11) 4365-3349 / (11) 4367-3306 / (11) 4368-8153.