As inscrições para concorrer a uma das três bolsas gratuitas de Medicina, por meio do Programa Educa Mais Saúde, criado pela Prefeitura de São Bernardo, entram na reta final e se encerram neste domingo, 25 de janeiro.
O público interessado pode se inscrever pela internet, no link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/formulario-de-medicina-2026/.
A seleção para o curso, voltado àqueles sem formação em nível superior na cidade, será feita pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025.
Além das bolsas de Medicina, o programa oferece outras 51 bolsas para graduação, sendo cinco de Enfermagem, cinco de Gestão Hospitalar, cinco de Biomedicina, cinco de Terapia Ocupacional, cinco de Psicologia, 11 de Técnico de Enfermagem e 15 de Tecnólogo de Gestão da Saúde Pública (EAD).
Para esses cursos, as inscrições seguem até o dia 2 de fevereiro, também pela internet, no endereço: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/.
De acordo com balanço parcial, em m enos de uma semana – levantamento até sexta-feira (23) -, 879 pessoas já se inscreveram para as bolsas integrais, sendo 579 para os cursos de graduação – 185 apenas para Medicina; 248 para o curso de tecnólogo e 52 para o curso de técnico de enfermagem.
Com exceção do curso de Medicina, todos os outros cursos de graduação terão processo seletivo com vestibular, previsto para ser realizado em 8 de fevereiro.
Para o curso de auxiliar de enfermagem, a seleção se dará por meio da avaliação socioeconômica.
O ‘Educa Mais Saúde’ é um braço do Programa Faculdade Municipal São Bernardo, implantado pela gestão Marcelo Lima, e oferta 54 bolsas gratuitas de graduação, curso técnico e tecnólogo na área da saúde.
Lançada em 2025, a Faculdade Municipal São Bernardo já conta com 400 estudantes (200 que ingressaram no segundo semestre de 2025 e outros 200 que começam as aulas em 2026) em quatro cursos semipresenciais de tecnólogo: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão Financeira e Marketing Digital.







