A Prefeitura de São Bernardo deu início ao processo de titulação de 1.810 unidades habitacionais localizadas no Jardim Calux. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Habitação municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
“Uma felicidade enorme dar mais esse avanço no nosso programa de regularização fundiária, que já entregou 41 mil escrituras, chegando agora a essa região importante da nossa cidade, beneficiando essas famílias que trabalharam muito para fazer a sua casa e merecem ter o documento que atesta sua propriedade sem precisar pagar nada por isso. Quero agradecer muito ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco, ao governador Tarcísio de Freitas, e a deputada estadual Carla Morando”, observa o prefeito Orlando Morando.
Conforme explica o secretário de Habitação, João Abukater Neto, serão contemplados moradores dos chamados Jardim Calux I, II e III, sendo o primeiro em perímetro pertencente ao Governo do Estado e os demais em área municipal. “Estamos dando encaminhamento à toda a documentação ao cartório nesta semana, com grande expectativa de que essas escrituras possam ser entregues ainda este ano às famílias contempladas”, diz.
O assentamento Jardim Calux se iniciou em meados da década de 1950, sem qualquer elemento de infraestrutura, com ocupação espontânea. Somente na década de 1980, após ser considerado um núcleo consolidado, a Administração Municipal passou então a promover a urbanização da região, visando a melhoria da qualidade de vida da população residente.
A Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado de São Paulo já concretizaram, juntos, a entrega de 2.851 escrituras a moradores de 11 conjuntos habitacionais desde 2017.