A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira (22/12), a reforma estrutural da UPA Alvarenga/União, unidade localizada na Estrada dos Alvarengas, 5.779.
O equipamento de saúde passará por readequação completa.
A proposta da gestão Marcelo Lima é alinhar a reestruturação aos mesmos padrões de qualidade da nova UPA Vila São Pedro, inaugurada em outubro deste ano.
As obras da UPA Alvarenga, uma das unidades mais estratégicas da rede de atenção às urgências e emergências do município, contemplam readequação dos espaços, reforço da fundação e da estrutura do prédio, revisão total do telhado e pintura geral.
As intervenções visam melhorar a funcionalidade de assistência da unidade, garantir mais segurança e oferecer mais conforto para usuários e funcionários, bem como maior qualidade no atendimento à população.
A intervenção se dará em parceria com a iniciativa privada, com base em EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), elaborado no contexto da implantação da nova unidade do Assaí Atacadista na Estrada dos Alvarengas.
Como contrapartida, o empreendimento destinará R$ 1,05 milhão para investimentos na saúde, valor que será aplicado integralmente na requalificação da UPA Alvarenga.
O prefeito Marcelo Lima valorizou a importância da parceria para assegurar a reforma estrutural de equipamento de saúde.
“É pensando em oferecer um serviço de qualidade para as pessoas que estamos realizando essa reforma. Uma contrapartida muito importante para a região, que contará com uma UPA completamente revitalizada, garantindo conforto e um atendimento ainda mais humanizado”, frisou.
A unidade tem média de 280 atendimentos diários em clínica médica e 60 atendimentos pediátricos por dia, além de leitos de observação adulto, pediátrico e de emergência.
Demanda
Durante o período de fechamento temporário da UPA Alvarenga para execução das obras, a Prefeitura de São Bernardo estruturou um plano integrado de reorganização da rede.
Os atendimentos da região serão direcionados principalmente às UPAs Alves Dias e Demarchi, que receberão reforço de equipes e estrutura.
Ambas passarão a contar com novos consultórios médicos, viabilizados por meio da realocação de equipamentos da própria UPA Alvarenga, evitando custos adicionais e assegurando rapidez na ampliação da capacidade de atendimento.
O redirecionamento dos fluxos assistenciais, incluindo o desvio operacional do Samu, foi planejado de forma técnica e coordenada, respeitando a capacidade instalada das unidades receptoras e garantindo tempos de resposta adequados no atendimento pré-hospitalar.







