A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia de forma imediata uma grande reforma estrutural na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila São Pedro.
O prefeito Marcelo Lima assinou nesta segunda-feira (12) ordem de serviço que autoriza pacote de obras no equipamento.
A unidade será ampliada e passará a contar com mais três consultórios, além de melhorias gerais.
“Estive nessa UPA mais de três vezes, fazendo vistoria, e vi o assoalho afundando, o banheiro sem condições de uso. A Vila São Pedro não merece isso. Afirmo para vocês que, em 90 dias, vamos entregar uma nova UPA”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
“Vamos ampliar a capacidade de atendimento e entregar um atendimento humanizado, com a dignidade e o respeito que a Vila São Pedro merece”, emendou o chefe do Executivo.
Diversos secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias participaram da assinatura da ordem de serviço.
Enquanto a reforma estiver em curso, pelo prazo estimado de três meses, os atendimentos serão realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro, que fica a poucos metros da UPA.
Em caso de necessidade de internação, os pacientes serão transferidos para outras UPAs pelo transporte sanitário da Secretaria de Saúde.
A reforma prevê remodelação na área de espera e recepção, ampliação da recepção; ampliação de três consultórios (a uni dade terá um total de sete consultórios), criação de sanitários adequados e acessíveis; revitalização da fachada, substituição de piso e pintura geral.
Serão investidos R$ 4.114.591,83 na reestruturação.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a liderança do prefeito Marcelo Lima, que desde o início do seu mandato não tem poupado esforços para as melhorias na saúde.
“Ele se preocupa, vai aos lugares, olha as estruturas e muda os processos para que a gente possa atender melhor as pessoas. É desse tipo de líder que a gente precisa, pessoas com vocação política e sensibilidade”, completou.
A vice-prefeita Jéssica Cormick lembrou que por muitos anos trabalhou como policial militar na Vila São Pedro e testemunhou as condições precárias de trabalho e de atendimento nos últimos anos.
“Por muito tempo, a Vila São Pedro ficou esquecida. E a Vila São Pedro merece respeito, dignidade, e quero agradecer ao prefeito Marcelo por mais uma vez ter esse olhar acolhedor e especialmente por quem mais precisa”, pontuou.