O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou o início das obras de urbanização e de melhorias estruturais do bairro Parque Imigrantes, na região do Batistini.
Com investimento de quase R$ 32 milhões, será realizado um amplo pacote de obras, que inclui drenagem, canalização de córrego, rede de água e esgoto, recuperação ambiental, implantação de melhorias na mobilidade e acessibilidade e, posteriormente, pavimentação de todo o bairro, por meio do Programa Asfalto Novo.
O prazo de conclusão das obras é de 24 meses, mas a expectativa é intensificar as frentes de trabalho para antecipar a entrega do primeiro lote.
As intervenções no local marcam o início de um processo de qualificação do bairro que vai culminar na entrega de escrituras definitivas para 2.504 famílias, pelo Programa A Casa é Minha, considerado o maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo.
Leia mais:
– Os Barões da Pisadinha atraem mais de 50 mil pessoas à Esplanada do Paço de São Bernardo
– São Bernardo inicia revitalização do campo do Parque Selecta
– São Bernardo anuncia expansão do Programa Mais Luz para o Jordanópolis
Implantação de melhorias no bairro começou em 2021
“Nossa primeira grande obra aqui no Parque Imigrantes foi reformar as Emebs do bairro, que hoje estão em perfeitas condições, e entregamos uma Arena Parque de Esportes. Agora estamos trazendo um investimento significativo para colocar em prática um pacote completo de melhorias que vão transformar definitivamente esta região”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O planejamento de implantação de melhorias estruturais no bairro teve início em 2021 com a entrega de obra para eliminação de riscos na Rua Paraíba. O procedimento beneficiou 140 moradias do entorno, incluindo obras de contenção de encosta, sistema de drenagem e passeios.
O objetivo da intervenção é garantir estabilização na base de residências e corrigir riscos de deslizamento de terra.
A nova etapa de entrega de escrituras, prevista para acontecer ao final da entrega das obras de urbanização, vai complementar a primeira etapa do processo de regularização fundiária do Parque Imigrantes, iniciada em maio de 2022. À época, foram contempladas 2.374 famílias do bairro, por meio de um investimento de R$ 2 milhões.