O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (17) ordem de serviço que autoriza o início de mais uma etapa de obras importantes para a região do Grande Alvarenga.
Trata-se de nova fase de ampliação e requalificação da Estrada dos Alvarengas, em trecho de 6,8 quilômetros, compreendido entre o entroncamento da via com a Estrada da Cama Patente até a divisa com o município de Diadema. As intervenções somam investimento da ordem de R$ 123 milhões e fazem parte do calendário em comemoração dos 470 anos de São Bernardo.
Conforme explica o chefe do Executivo municipal, esse novo projeto de melhorias para a Estrada dos Alvarengas integra o Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental de Bairros de São Bernardo (Prosabs) e foi divido em dois trechos.
Leia mais:
– São Bernardo autoriza obras de reestruturação no Parque Raphael Lazzuri
– São Bernardo lança 1ª Taça Arena Parque de futebol amador
– Hospital de Urgência de São Bernardo ganha nova ala de UTI pediátrica
O primeiro fica entre o entroncamento com a Estrada da Cama Patente até a Rua Portal dos Químicos, com aproximadamente 3.900 metros de extensão. Já o segundo vai da Rua Portal dos Químicos até a divisa com Diadema, com aproximadamente 2.900 metros de extensão.
“Estimamos realizar estre trecho entre o Parque dos Químicos até Diadema no prazo de 12 meses. Já a outra etapa, até a UPA Alvarenga, irá demandar mais tempo. Uma alegria ver que esse canto da nossa cidade, que por anos ficou esquecido pelo poder público, agora está recebendo investimentos que trazem mais qualidade de vida para a população”, diz Morando.
O escopo completo do projeto desta etapa de intervenções inclui a implantação de até seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, com paradas para o transporte público, canteiro central, execução de passeio e ciclovia, totalizando 290 mil metros quadrados de pavimento novo e 6,8 quilômetros de nova ciclovia (incluindo a interligação com a ciclovia já existente).
Primeira etapa foi entregue em 2020
Estão previstas também a reforma da EMEB Francisco Beltran Batistini e da EMEB Arlindo Miguel Teixeira, além de obras de esgotamento sanitário (implantação de linha de recalque, conduto forçado, coletor tronco, redes coletoras e execução de interligações e ligações domiciliares) e de requalificação da estação elevatória de esgoto Ideal, essas duas em parceria com a Sabesp.
O plano de duplicação da Estrada dos Alvarengas já foi concluído entre a Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, até o entroncamento da via com a Estrada da Cama Patente, nas proximidades da UPA Alvarenga, totalizando trecho de 4,3 quilômetros.
Esta etapa de intervenções foi finalizada em dezembro de 2020, mediante investimento total foi de R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), beneficiando aproximadamente 60 mil usuários diariamente.