A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (1º) a terceira Avaliação Formativa da rede municipal, que envolverá as turmas do 1º ao 5º ano e turmas multisseriadas de 75 escolas.
Ao todo, 41.238 estudantes serão avaliados nas aprendizagens de Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática nesta etapa, cujo processo se estende até o dia 15 de dezembro e terá 300 professores da própria rede como avaliadores.
Criada neste ano com o propósito de identificar o estágio de aprendizagem dos estudantes e direcionar propostas pedagógicas, esta será a terceira avaliação com alunos da rede municipal.
As avaliações serão realizadas nos períodos da manhã e tarde, durante o período de aula dos alunos.
Os professores, que passaram por formação de dois dias para aplicarem a avaliação, vão trabalhar fora da unidade em que atuam, no contraturno de suas atividades docentes.
A primeira avaliação, realizada em março deste ano, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano da rede municipal estavam alfabetizados, ou seja, além de leitores, compreendem os textos.
Outros 15,4% conseguiam ler, mas sem compreensão; 17% eram leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda eram não leitores.
Nível de aprendizagem
A iniciativa teve como principal objetivo acompanhar o processo da aprendizagem dos alunos, mapear o estágio do nível de alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática, identificar avanços e apontar os desafios a serem superados.
“A avaliação formativa que ocorre em dezembro é uma ação estruturante que se constrói na política educacional de São Bernardo, na gestão do prefeito Marcelo Lima. A iniciativa possibilita à Secretaria de Educação, escolas e comunidade escolar identificar os variados estágios de aprendizagem em que se encontram os nossos mais de 41 mil alunos, do 1º ao 5º ano, possibilitando intervenções planejadas e em conjunto”, disse o secretário municipal de Educação, Júlio César da Costa, idealizador da avaliação.
Segundo ele, a avaliação ocorre de seis em seis em meses, sempre na perspectiva de perceber os avanços nas aprendizagens e, com isso, integrar com outros indicadores advindos da comunidade escolar.
“Isso permite um olhar e intervenção de caráter holístico (como um todo interconectado, de forma global), tendo como referência os protagonistas do processo, alunos, professores, gestão escolar e família/comunidade. Em dezembro de 2025 São Bernardo tem uma meta, que foi pactuada no início do ano: erradicar o analfabetismo escolar do Ensino Fundamental inicial”, concluiu o secretário.
Progresso
A segunda avaliação formativa foi promovida no período de 4 a 15 de agosto, com 8.106 estudantes do 2º ano, 8.579 do 5º ano e 127 das turmas multisseriadas (3º ao 5º), com total de 16.812 alunos de 75 escolas.
Os resultados apontaram evolução na comparação com a avaliação inaugural, de março deste ano, o que significa que houve o cumprimento de meta estabelecida após o primeiro estudo, de alcançar o índice de 60% de alfabetização no 2º ano.
Nas turmas de 2º ano e multisseriadas, a avaliação tinha como foco o processo de alfabetização, enquanto nas do 5º o objetivo foi medir o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
O resultado geral da rede municipal apontou 64% de alfabetizados no 2º ano, o que representa que, além de leitores, compreendem os textos, e 41% nas turmas multisseriadas.
A média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano foi de 58% na avaliação de agosto.







