O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, inaugurou nesta terça-feira (27) o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Olhos.
O hospital, que foi entregue à população em dezembro do ano passado, não estava com as instalações concluídas e a atual gestão realizou todas as intervenções necessárias para a entrega de três salas cirúrgicas, com capacidade para realizar 1.500 cirurgias ao mês.
A vice-prefeita, Jéssica Cormick, a secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti, a diretora do hospital, Marinalva Chiafarelo, vereadores e outras autoridades acompanharam o evento.
O Hospital de Olhos funcionava, até agora, como um ambulatório, realizando apenas consultas e exames.
“Estamos aqui hoje inaugurando de uma vez por todas o centro cirúrgico. A minha missão é resolver o problema e hoje estamos resolvendo. Nós lançamos a Caravana da Saúde, que está resolvendo a fila de consultas e exames, e agora vamos zerar também a fila de quem espera por uma cirurgia oftalmológica”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Nesta terça, ações efetivas já começaram no equipamento com a realização de 10 procedimentos de catarata.
Até o ano passado, os pacientes de São Bernardo com necessidade de cirurgia oftalmológica eram atendidos por meio de uma parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.
Com a entrega do Hospital de Olhos, esses pacientes foram encaminhados ao município, mas, sem um centro cirúrgico, as cirurgias não podiam ser realizadas.
“Temos uma fila de cerca de 8 mil pessoas aguardando e nossa expectativa é zerar em cerca de cinco a seis meses”, pontuou chefe do Executivo municipal.
Foram investidos R$ 150 mil na adequação dos espaços.
Além das três salas do centro cirúrgico, o Hospital de Olhos conta com sete consultórios, duas salas de exames, um centro tecnológico oftalmológico, sala de preparo do paciente, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção em uma área construída de aproximadamente 2.000 metros quadrados, em dois pavimentos (térreo e primeiro andar).
“Estamos totalmente abertos a novas parcerias com a Faculdade de Medicina para ampliarmos essa capacidade de atendimento”, ressaltou o prefeito.
Durante o evento o prefeito Marcelo Lina também falou sobre a criação do Cartão Saúde na cidade.
Resolutividade
O Hospital Municipal de Olhos realiza cerca de 2.500 atendimentos mensalmente, entre consultas e exames.
A diretora do equipamento, Marinalva Chiafarelo, destacou que, com o novo centro cirúrgico, o município avança na resolutividade das demandas dos pacientes oftalmológicos.
“Agora podemos atender os pacientes que vieram, fizeram exames, mas não tinham a solução. A partir de agora, São Bernardo vai ter o ciclo completo e vamos devolver qualidade de vida para quem precisa de uma cirurgia oftalmológica”, sustentou a diretora.
“O paciente que estava em acompanhamento na Faculdade de Medicina pode vir aqui, se precisar de alguma informação, todos serão acolhidos e atendidos”, completou.
O Hospital de Olhos Dr. Enzo Ferrari funciona na Rua Kara, 225, no Jardim do Mar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto em feriados e emendas.
O acesso ao equipamento se dá via UBS (Unidade Básica de Saúde) e todos os atendimentos são ambulatoriais e eletivos, ou seja, o equipamento não dispõe de pronto-socorro.
Emergências oftalmológicas são atendidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no Hospital de Clínicas, no Alvarenga, também com atendimento via encaminhamento dos serviços municipais de urgência e emergência.
Fora deste horário, o encaminhamento é feito a outros equipamentos do SUS (Sistema Único de Saúde), via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).