O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou nesta quarta-feira (30), a entrega de 22 leitos de enfermaria no Hospital da Mulher.
A ampliação do número de leitos e da capacidade cirúrgica da unidade se dão após a conclusão da reforma do telhado do equipamento, iniciada em 8 de março, e da reativação de dez quartos.
A deputada estadual Ana Carolina Serra, a vice-prefeita Jéssica Cormick, a secretária da Mulher, Sandra do Leite, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Zana Lima, a secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti, a diretora do Complexo Hospitalar, Heloísa Molinari, a diretora do Hospital da Mulher, Adlin Veduato, e diversos vereadores participaram da cerimônia.
O investimento foi de R$ 3,8 milhões, com recursos de emenda parlamentar e do Tesouro municipal. Esses 22 leitos precisaram ser desativados devido às más condições estruturais do telhado.
Agora, os leitos estão cadastrados junto ao Ministério da Saúde e prontos para serem utilizados pela população.
O prefeito Marcelo Lima agradeceu a todos os funcionários da saúde pelo trabalho de transformação no atendimento dos munícipes.
“Entregamos hoje 22 leitos, de primeira qualidade, no mesmo padrão de qualquer boa instituição privada”, destacou.
“Tenho muito orgulho de poder ampliar o atendimento do Hospital da Mulher para trazer mais dignidade na saúde, passar aquela fase ruim de ser um hospital que as mulheres tinham resistência para vir. Agora é um hospital para valer e uma cidade para frente”, pontuou o chefe do Executivo, após realizar a inauguração simbólica dos leitos.
A secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti, fez coro à declaração de Marcelo Lima, reforçando à homenagem aos profissionais da saúde e aos conselheiros municipais, “que constroem o SUS todos os dias, de uma maneira participativa, integral e universal”.
“Sem esse time a gente não conseguiria aplicar aquilo que o prefeito e o secretário de Saúde sonham para o município de São Bernardo”, completou.
Fernanda lembrou que São Bernardo foi pioneira ao ampliar a faixa etária para realização de mamografia de rastreio, de 50 a 69 anos para 40 a 74 anos.
“A gente está trabalhando muito para cuidar das pessoas em todas as fases que elas precisam”, concluiu.
A deputada estadual Ana Carolina Serra, que destinou R$ 1 milhão para a obra de reforma do telhado do Hospital da Mulher, exaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade.
“Estar hoje no Hospital da Mulher, com toda a equipe da saúde do município de São Bernardo, reforça, prefeito, não só o seu comprometimento, mas o engajamento de toda a equipe, o seu trabalho como líder em ações que, de fato, transformam a vida das pessoas aqui na cidade”, afirmou.
“A gente pôde ver que, de fato, essa equipe da saúde trabalha com o coração. E eu fico muito feliz por estar participando deste momento.”
A diretora do Hospital da Mulher, Adlin Veduato, também agradeceu os investimentos na unidade hospitalar.
“Só tenho a agradecer pela qualificação do atendimento, para podermos receber as munícipes sempre da melhor forma possível”, declarou.
O Hospital da Mulher conta com 136 leitos e realiza uma média de 7.500 atendimentos ao mês, entre atendimentos ambulatoriais do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e do hospital, urgências e procedimentos cirúrgicos.
Caravana da saúde
Os 22 novos leitos que entram em operação vão ampliar a capacidade de atendimento cirúrgico do hospital, reforçando as ações da Caravana da Saúde, programa lançado em 25 de janeiro pelo prefeito Marcelo Lima como resposta às longas filas de espera por consultas e exames.
Desde o início do ano, a Caravana da Saúde já realizou mais de 143 mil atendimentos, zerando diversas filas de consultas e exames, como tomografia sem contraste e mapeamento de retina e consultas nas especialidades de alergista, ortopedista adulto, entre outros.
Além do aumento na oferta de leitos, o hospital também vai contar com novos profissionais.
“Essa ampliação nos leitos também implica em aumento na equipe. Já está em curso a contratação de cerca de 20 profissionais, para que o fluxo de atendimento seja realizado na qualidade que a população merece”, explicou o diretor de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, Romero Lima.