A Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de São Bernardo recebeu o reforço de 155 novos agentes, nesta quinta-feira (3), oriundos do 15º curso de formação para ingresso na corporação. Com isso, o Município consolida sua posição de destaque no Estado de São Paulo, com efetivo de 1.038 profissionais, o segundo maior do Estado, atrás apenas da Capital.
A formatura dos novos agentes da GCM foi realizada na Esplanada do Paço Municipal em cerimônia que contou com a presença de familiares dos formandos, além de autoridades municipais, caso do prefeito Orlando Morando.
“Vocês ingressam hoje em uma das mais eficientes GCMs do Brasil. Peço a cada um que faça o melhor, protegendo os moradores, que enxergam no trabalho de vocês a viabilização de uma cidade mais segura. Fico feliz em ter aumentado o efetivo da guarda em quase 300 agentes nestes oito anos. Tenho total confiança no trabalho de vocês”, declarou o chefe do Executivo.
Para o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, as ações da Segurança Urbana vêm transformando a cidade nos últimos oito anos. “A nossa GCM é grande, com qualificação profissional competente, com armamento de ponta e um programa de policiamento eficiente em conjunto com as outras forças de segurança. Os novos guardas municipais aceitaram estar em uma nobre carreira que é a de dar proteção às pessoas, o que me enche de orgulho.
Os novos profissionais (103 homens e 52 mulheres) foram aprovados em concurso municipal e participaram de formação entre 24 de julho e 25 de setembro, na qual foram submetidos a 584 horas de aulas teóricas e práticas no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal da cidade.