A Operação Dorme Bem SBC, sob o comando da Secretaria de Segurança, realizou a dispersão neste domingo (18) de cerca de 300 pessoas em um baile funk no Jardim Limpão, região do Ferrazópolis.
Equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) foram acionadas diante da obstrução da Rua Alberto Benecasa, onde acontecia uma festa clandestina.
No local, os guardas municipais fizeram o fechamento de um estabelecimento comercial por 24 horas, em cumprimento de lei municipal e um carro de som usado na festa foi recolhido.
Desde o início da Dorme Bem SBC, a GCM (Guarda Civil Municipal) já fez a dispersão de 1.470 pessoas que obstruíam vias da cidade em festas ilegais, além de outros 13 estabelecimentos comerciais lacrados.
A ação visa garantir a ordem pública e o sossego dos moradores em seu período de descanso e inclui patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias públicas com grande fluxo de pessoas e abordagens a veículos com som alto.
“Segurança é nossa prioridade em São Bernardo. As ações do Dorme Bem SBC vão além de coibir práticas que atrapalhem o sossego do trabalhador. As intervenções foram assertivas em regiões que a inteligência da GCM já havia identificado como locais suscetíveis à prática de tráfico de drogas. Não mediremos esforços para que a nossa população fique segura”, salientou o prefeito Marcelo Lima.
Traficante preso e Casa Bomba
No sábado (17), a Romu prendeu um homem que carregava dentro de uma bolsa inúmeras porções de drogas no bairro dos Casa.
Ao avistar a equipe de patrulhamento que passava pela Rua Pedroso Horta, o indivíduo tentou fugir saltando de uma altura de aproximadamente 6 metros de altura.
Na bolsa estavam 88 porções de crack, 42 porções de cocaína, 68 porções de maconha, bem como R$ 78 em dinheiro trocado e uma folha com anotações da contabilidade do tráfico.
O homem foi capturado pela equipe da guarda, sendo atendido pelo Samu. Foi constatado que ele tinha um mandado de prisão. Encaminhado ao 3º DP, ficou à disposição da justiça.
Na sexta-feira (16), a Romu estourou uma casa-bomba no bairro dos Casa. Em patrulhamento pela Rua Jeronimo Morati, a equipe avistou um indivíduo com uma sacola preta na mão. Dentro, diversas substâncias ilícitas.
Ele alegou aos guardas que havia acabado de pegar as substâncias para venda em uma residência na mesma rua e que esta seria uma “casa bomba”.
Ao chegar ao local, foi observado uma moto na garagem com a placa visivelmente adulterada e ao consultar no sistema ela constava como produto de roubo.
No interior da residência foram encontradas mais substâncias entorpecentes, totalizando 79 porções de maconha, 250 invólucros de maconha, 26 porções de cocaína, 68 porções de crack, 232 invólucros de crack e 200 frascos de lança-perfume.
Ainda na residência foram encontradas duas placas de motos e ambas constam como produto de roubo sendo uma delas a placa da moto encontrada na residência.
Também no local, um caderno com as anotações do tráfico, uma balança de precisão, material para embalagem das substâncias e um simulacro de arma de fogo. O traficante foi conduzido ao 3º DP, ficando à disposição da justiça.