De janeiro a setembro de 2025, um a cada quatro pacientes que agendou consulta nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo faltou, sem desmarcar e liberar a vaga para outra pessoa.
O índice geral de absenteísmo, considerando as consultas com profissionais médicos e enfermagem, foi de 25% de todos os agendamentos.
A falta às consultas prejudica a oferta de vagas e afeta o planejamento do atendimento da população.
Nos primeiros nove meses do ano, das 81.279 consultas agendadas, os pacientes faltaram em 20.473 delas.
Quando analisado separadamente, o índice de absenteísmo na rede é de 21% nas consultas com médicos e 33% nas consultas de enfermagem.
Na UBS Represa, o absenteísmo chegou a 42%, com 913 pacientes perdendo as consultas, de um total de 2.194 agendadas – o maior da rede.
O menor índice foi observado na UBS Alvarenga, com 12% de faltas: 240 de um total de 1.997 agendamentos.
O prefeito Marcelo Lima destacou que a gestão pública precisa contar com a participação da população, de diferentes formas, pontuando que, na saúde, é imprescindível que os moradores possam comparecer às consultas e demais agendamentos.
“Faço um apelo para todos os moradores da nossa cidade que não faltem às consultas, aos exames. Quando não for possível comparecer, que desmarquem, dando a oportunidade de outra pessoa ser atendida”, frisou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, pontuou que o combate ao absenteísmo é uma ação realizada em todas as unidades, com a conscientização da população sobre os prejuízos resultantes dessa ação.
“Sob comando do prefeito Marcelo Lima, fizemos um intenso trabalho de reorganização dos fluxos. Ampliamos e recompusemos equipes, implementamos matriciamento (arranjo de organização) nas UBSs para qualificar o atendimento, mas as faltas atrapalham todo um conjunto de ações e investimentos”, ressaltou.
Oferta de vagas
Os números mostram também que a oferta de vagas na Atenção Básica tem sido suficiente para atendimento da demanda.
De janeiro a setembro, foram ofertadas 88.038 vagas para consultas com profissionais médicos e enfermeiros.
Deste total, foram realizados 81.279 agendamentos, 92% da oferta.
“Aprimorar, qualificar e agilizar nossos sistemas de agendamento têm sido uma preocupação constante da Secretaria de Saúde. Todas as unidades realizam agendamentos em todos os dias da semana, durante todo o horário de funcionamento, para que a população não encontre dificuldades para marcar suas consultas”, explicou a assessora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Meloni Ruiz.
O endereço de todas as UBSs estão disponíveis no link https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/ .