A Prefeitura de São Bernardo finalizou a primeira etapa das obras de requalificação da Avenida José Odorizzi, importante eixo viário do município, na região do bairro Assunção.
A entrega da nova configuração viária, próxima à empresa Scania, foi realizada nesta sexta (04), com a presença do prefeito Marcelo Lima, secretários municipais e vereadores.
A intervenção amplia de três para quatro as faixas de rolamento no trecho inicial da via e cria uma nova alça de acomodação de veículos, nas imediações do Viaduto Tereza Delta, sentido Viaduto Mamãe Clory.
A medida tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e reduzir os congestionamentos que se formavam diariamente na região.
O investimento nesta fase inicial foi de R$ 698 mil, com recursos próprios do Tesouro municipal.
A estimativa é de que cerca de 50 mil veículos circulem diariamente pelo trecho em dias úteis. Com a nova configuração, a expectativa é de melhora significativa nos tempos de deslocamento.
Durante vistoria e abertura do local, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância da intervenção para o sistema viário da cidade.
“Essa entrega é resultado de planejamento e ação imediata. São milhares de veículos que passam diariamente por aqui, inclusive do transporte público. Com essa ampliação de faixa e a criação da nova alça, garantimos um alívio prático no tráfego da região e mais segurança para motoristas e pedestres. Essa é uma das diversas obras que estamos desenvolvendo para transformar a mobilidade urbana de São Bernardo”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Segunda fase
A obra na Avenida José Odorizzi é dividi da em duas etapas. A próxima fase do projeto prevê a implantação de uma grande rotatória central, que substituirá todos os semáforos do trecho por um novo sistema de fluxo contínuo.
A proposta é transformar a área em um eixo moderno e dinâmico, com canteiros redesenhados e maior capacidade de escoamento viário.
A execução será feita após processo de licitação, com prazo estimado de 18 meses para conclusão e previsão de investimento total de até R$ 20 milhões.
“O que entregamos hoje foi uma solução emergencial e eficiente, com impacto direto no dia a dia da população. Mas o projeto é muito mais amplo. A nova rotatória vai eliminar paradas desnecessárias, aumentar a segurança e reduzir significativamente os tempos de espera. É uma reestruturação completa, pensada com base em estudos técnicos que a nossa secretaria tem feito”, explicou o secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone.
A intervenção na Avenida José Odorizzi integra um pacote de ações voltadas à melhoria do trânsito e da mobilidade urbana em todas as regiões de São Bernardo. Esse planejamento vem sendo executado desde o início do ano, com ações como:
• Novo acesso viário na Rua Joaquim Nabuco, na região central, garantindo mais fluidez até a Rodovia Anchieta;
• Implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, ligando o entroncamento com Santo André até a Anchieta;
• Alteração no sentido de circulação da Avenida Lauro Gomes, desde a Avenida Aldino Pinotti até a Estrada das Lágrimas;
• Nova sinalização viária nos bairros Vila Rica, Vila Mussolini e Vila Carminha;
• Substituição de cabos semafóricos por cabos de alumínio, para reduzir furtos e garantir mais estabilidade ao sistema de controle de tráfego;
• Revitalização de pistas de caminhada e ciclovias na Esplanada do Paço Municipal, Praça Giovani Breda, Praça Ibrahim, Praça Regina Rocco, Avenida Kennedy e Estrada dos Alvarengas;
• Proibição de conversão à esquerda na Rua Dr. Marcel Preotesco, no cruzamento com a Avenida Aldino Pinotti (sentido Lauro Gomes);
• Reabertura da segunda faixa na Avenida Corredor ABD, no sentido Avenida Lions;
• Novo acesso à Rua Copacabana pela Avenida Senador Vergueiro (sentido Rudge Ramos).