A Prefeitura de São Bernardo entregou neste sábado (19) as obras de reforma completa do Parque Engenheiro Salvador Arena, localizado na Avenida Caminho do Mar, Rudge Ramos.
Foram investidos valores aproximados a R$ 2 milhões, custeados pela Fundação Salvador Arena, que administra o Centro Educacional da fundação e a Termomecânica, em ação conjunta com a Secretaria de Serviços Urbanos.
O evento contou com autoridades do município, representantes da entidade e grande presença do público. A iniciativa integra a programação de aniversário de São Bernardo pelos 470 anos.
As intervenções de recuperação incluem modernização da fachada, instalação de novas catracas de acesso, melhorias de sanitários, camarins, pista de caminhada, chafariz, prédios da administração, da lanchonete e playground, troca de aparelhos da academia ao ar livre, colocação de novos bancos e luminárias, pintura geral, implantação de acessibilidade e enfermaria, instalação de espaço pet e fraldário, restauração da calçada e do teatro de arena, reformas elétrica e hidráulica, além de revitalização do tradicional aquário de carpas.
“Essa entrega do parque reestruturado é gratificante. Nos dá satisfação ver mais um equipamento de lazer totalmente revitalizado. Não se trata de pinturinha, é praticamente um novo espaço. Não ficou nenhum item de fora. As pessoas têm direito a ter serviço público de qualidade, bem feito. O local tem grande frequência, recebe cerca de 35 mil pessoas por mês, existe um desgaste natural. Por isso, trabalhamos por essa reforma geral e, graças ao apoio da Fundação Salvador Arena, isso pôde ser concretizado e reaberto como grande presente nesta véspera do aniversário da cidade”, frisou prefeito Orlando Morando.
A Presidente do conselho administrativo da Fundação Salvador Arena, Regina Celi Venâncio, destacou que a instituição se sente “honrada” em participar da revitalização do parque que leva o nome do fundador da entidade.
“É um dia especial, um orgulho fazer parte deste projeto que beneficia a população da cidade que nos acolhe há quase 80 anos. Nosso desejo é que os moradores possam usufruir deste espaço da melhor forma, mais lazer e conforto, que façam excelente uso e sigam preservando esse patrimônio.”
Para celebrar a reabertura, uma programação especial gratuita, com apresentações culturais e musicais, foi oferecida ao longo do dia.
O local teve também quiosques de economia criativa, incluindo de comidas típicas e artesanato. Com clima quente, o evento registrou participação maciça da população, de crianças a idosos, além de muitos pets.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja os vídeos.