Cerca de 400 famílias que vivem nas proximidades do Jardim Regina, na região do Ferrazópolis, celebram a conclusão de mais uma obra importante neste mês de festejos pelos 470 anos de São Bernardo.
O prefeito Orlando Morando realizou a entrega, nesta quarta-feira (9), dos trabalhos de contenção em encosta localizada entre as ruas Nova Horizonte e Veneza. Com investimento de mais de R$ 6 milhões, sendo quase R$ 4 milhões em recursos municipais, a melhoria, de responsabilidade da Secretaria de Habitação, visa a prevenção de deslizamentos e tragédias, em especial no período mais chuvoso do ano.
Em visita ao local, o chefe do Executivo ressaltou todo o planejamento e investimento da Administração em obras para prevenção de riscos desde 2017, fundamentais para dar segurança aos moradores.
“Não adianta ficar no discurso. É preciso agir para mudar a realidade e evitar tragédias na nossa cidade. Essa é uma obra que era necessária tanto para quem vive na parte de cima da encosta quanto para quem mora na parte de baixo, que agora pode dormir tranquilo em noites de temporal. Da nossa parte, fica a sensação do dever cumprido”, observa Morando.
Leia mais:
– São Bernardo anuncia construção de nova creche para beneficiar Vila São Pedro e Montanhão
– Gastronomia: Paris 6 abre as portas em São Bernardo
– Corredor de São Bernardo é ouro no Mundial de Atletismo e vai aos Jogos Paralímpicos de Paris
Manutenção e limpeza devem ser rotina
Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater destaca que, a partir de agora, a obra passa a integrar a vida da comunidade do entorno, que pode contribuir e muito com sua preservação.
“A manutenção de uma obra como essa é importante e a limpeza e preservação do local se fazem necessárias para garantir que não haja entupimentos e que ocorra o escoamento correto da água durante a chuva”, comenta.
A contenção em encosta localizada entre as ruas Nova Horizonte e Veneza foi considerada necessária pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), elaborado em parceria com a Universidade Federal do ABC, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional.
A iniciativa integra o Projeto de Prevenção de Riscos – Contenção de encostas para implantação de soluções e execução de estruturas de contenção geotécnica em 14 assentamentos precários e/ou irregulares da cidade.