A Prefeitura de São Bernardo entregou, nesta terça-feira (5), 54 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM). A frota renovada oferece veículos exclusivos para o patrulhamento do Programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), mediante investimento de R$ 2,5 milhões.
“Essa entrega é um avanço nas políticas públicas de segurança. Quando assumimos a cidade, a GCM tinha uma frota velha e obsoleta e nós mudamos esse cenário. Contamos hoje com veículos e equipamentos modernos, que auxiliam no trabalho do GCM e o protegem. Sem contar que neste modelo de investimento, temos uma grande economia aos cofres públicos”, observa o prefeito Orlando Morando.
Leia mais:
– São Bernardo inicia obras do novo CAPS AD Infantojuvenil Alves Dias
– São Bernardo entrega 15 veículos a entidades sociais
– Direito São Bernardo abre inscrições para Pós-Graduação
Entre os diferenciais da nova frota, destaque para os veículos para o Programa Guardiã Maria da Penha, voltado à proteção das mulheres. “O Brasil ainda enfrenta uma triste realidade, na qual muitas mulheres sofrem violência doméstica. Aqui em São Bernardo, instituímos em 2021 a Lei Guardiã Maria da Penha para proteção dessas vítimas e tem sido um trabalho exemplar, mandando os agressores para atrás das grades”, ressalta Morando.
Dados da inteligência da GCM de São Bernardo mostram que, somente em 2023, oito agressores foram presos por descumprirem medidas protetivas.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja os vídeos.