“A estrutura está muito melhor. Desde a hora que entramos aqui, minha mãe não parou de falar: ‘Olha filha, como está chique’. Está muito diferente”.
A declaração é da moradora da Vila Esperança, Maria Madalena, que, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, acompanhou a mãe, Maria do Carmo, em consulta na nova UPA Vila São Pedro.
O equipamento de saúde passou por uma verdadeira reconstrução e foi entregue à população pela gestão Marcelo Lima no dia 27 de outubro.
Nas primeiras duas semanas de funcionamento da UPA Vila São Pedro após a entrega da unidade, já foram realizados – contabilizados até o dia 9 de novembro – mais de 7.000 atendimentos de urgência e emergência, incluindo consultas com clínico, pediatra e dentistas, atendimentos de enfermagem e raio-x.
Uma média de 500 atendimentos por dia. Uma novidade depois da conclusão da reforma: o atendimento odontológico de urgência funciona todos os dias, das 19h às 7h.
Das 7h às 19h, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizam acolhimento e atendimentos de urgência.
A reconstrução da UPA Vila São Pedro incluiu ampliação e reformulação da recepção com a criação de três novas salas de triagem e sanitários adequados; ampliação de quatro consultórios, incluindo um consultório odontológico completo, totalizando oito consultórios.
A lista inclui ainda implantação de duas salas de isolamento com sanitários privativos; ampliação da sala de emergência (sala de choque), garantindo maior capacidade de atendimento em situações críticas; construção de rampa acessível, atendendo às normas de acessibilidade; adequação das áreas de observação adulto e pediátrica, com reorganização dos espaços e melhorias nas condições de conforto e monitoramento.
Compromisso
O prefeito Marcelo Lima reforçou que a revitalização da UPA Vila São Pedro foi um compromisso assumido ainda durante a campanha e esta é apenas uma das melhorias para a Vila São Pedro.
“Quando estive aqui, fiquei com vergonha de como estava o banheiro. O morador da Vila São Pedro, da nossa região do Montanhão, do Parque São Bernardo, não merece isso, e não terá isso no nosso governo”, afirmou, na ocasião da entrega.
“Cuidar bem, com qualidade, demanda trabalho, dedicação e amor. E isso é o que não falta na equipe da UPA, nem neste governo com a missão de fazer uma São Bernardo melhor”, concluiu.







