A segunda edição da Corrida de Rua Inclusão em Movimento irá contar com amplo reforço do trânsito e segurança neste domingo (22) em São Bernardo, incluindo mudanças na rota dos veículos nas avenidas Kennedy e Barão de Mauá.
O evento, realizado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), terá o fechamento de pistas das duas vias e apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) ao longo de todo o trajeto, nas provas de 5km e 10 km.
A previsão é a de que a corrida termine por volta das 10h, com a premiação dos cinco melhores classificados em cada prova.
No trecho da Avenida Kennedy entre a Avenida Senador Vergueiro e a Alameda da Universidade, a interrupção à circulação de veículos será a partir das 4h, quando será iniciada a montagem das estruturas para o evento.
No caso da Barão de Mauá, o tráfego permanecerá liberado nas vias laterais, enquanto as pistas centrais ficarão reservadas para a competição a partir das 6h.
O Departamento de Trânsito terá agentes em vários pontos do percurso e ruas próximas.
A orientação aos motoristas é para que redobrem a atenção nas áreas sinalizadas, respeitem os bloqueios temporários e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas durante o período da prova.
Caso necessário, poderão recorrer aos agentes de trânsito ou da GCM que estarão de prontidão ao longo do percurso.
Largada
A largada está prevista para as 7h, no Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy, com concentração a partir das 6h30.
O evento faz parte das ações implementadas pela gestão do prefeito Marcelo Lima desde 2025 com o objetivo de ampliar políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência e TEA, inclusive por meio do esporte.
Para a secretária municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Joyce Quintino, além do impacto físico, iniciativas como a corrida de rua Inclusão em Movimento são fundamentais para a saúde mental e para a socialização, na medida em que combatem o isolamento e fortalecem os vínculos entre as famílias e a comunidade.
“Vejo nesta corrida coletiva uma ferramenta poderosa de combate ao capacitismo. Estamos aqui para mostrar o protagonismo da pessoa com deficiência, reafirmando que a cidade pertence a todos, sem barreiras. É um momento de visibilidade e, acima de tudo, de respeito aos direitos de cada cidadão. Convidamos toda a cidade a caminhar junto com a gente nessa construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Joyce.
Segurança e fluidez
A atuação da GCM terá como foco principal a segurança dos participantes, organizadores e moradores, inclusive para garantir a fluidez viária ao longo do percurso.
Além do acompanhamento em todo o trajeto da prova, as equipes atuarão no fechamento e controle de cruzamentos estratégicos, a fim de assegurar a integridade dos atletas e a orientação adequada aos condutores de veículos.
Para a operação, serão empregados 12 agentes da GCM, com o apoio de seis viaturas, incluindo motocicletas e base móvel, possibilitando maior mobilidade, presença preventiva e resposta rápida às demandas que possam surgir durante o evento.







