Com o objetivo de ampliar a promoção de visibilidade e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ofertar o melhor tratamento para estes pacientes, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, confirmou neste domingo (7), durante a realização da 2ª edição do Autista’s Day, a implantação do primeiro centro de referência público para atendimento de pacientes com TEA. O novo equipamento deve ser entregue ainda este ano.
Com articulação da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, também presente no evento deste domingo, São Bernardo será a primeira cidade do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento desses pacientes. O Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista será viabilizado em parceria com o Governo do Estado.
O novo equipamento será fundamental para o diagnóstico correto de pacientes, assim como, para a oferta de equipe multiprofissional capacitada para acolher e atender este público, conforme explica o prefeito.
Autista’s Day
Ao lado de secretários municipais e autoridades, o chefe do Executivo reforçou ainda as ações já realizadas pelo município com foco no atendimento de pessoas com TEA, entre elas o próprio Autista’s Day que, segundo ele, deve permanecer como legado, de quem estiver à frente da administração municipal.
A deputada estadual Carla Morando destacou as políticas voltadas aos autistas em São Bernardo.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou todos os detalhes do evento.
Veja mais alguns momentos.
Outras presenças ilustres
O ex-secretário de Inclusão, Pery Cartola, avaliou a 2ª edição do Autista’s Day, que marca sua despedida da secretaria e o retorno à Câmara de Vereadores.
A deputado federal Alex Manente também esteve no evento e destacou que São Bernardo é protagonista na inclusão de portadores de TEA.