Em continuidade às ações integradas de segurança na cidade, a Operação Força Total iniciada nesta sexta-feira (5), em São Bernardo, ampliou o patrulhamento preventivo e ostensivo em áreas estratégicas.
A medida trata-se de ação conjunta entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e as Polícias Militar e Civil e vai percorrer áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de denúncias feitas por moradores, como o Centro da cidade, Rudge Ramos e Taboão.
A ação mobilizou um efetivo robusto de 133 agentes das forças de segurança, com atuação da GCM e da PM.
A estrutura operacional contou com 3 equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da GCM, 8 motocicletas e 2 viaturas da Guarda Ambiental, além de 13 viaturas de área; 5 viaturas da Força Tática, 6 motocicletas da PM e 10 viaturas, bem como outras 4 viaturas da Polícia Civil.
“A integração entre as forças de segurança é fundamental para garantir resultados efetivos para a população, com mais efetivo nas ruas, mais prevenção e mais segurança nos bairros”, declarou a prefeita Jessica Cormick.
A força-tarefa concentra ações nos principais pontos da cidade com grande fluxo de pessoas.
“Na região do Taboão, a GCM realizará abordagens preventivas durante todo o final de s emana, visando o combate à criminalidade em áreas de maior vulnerabilidade”, acrescentou Eduardo dos Santos, comandante da GCM de São Bernardo.
Força Total
A Operação Força Total faz parte das ações conjuntas entre a Prefeitura de São Bernardo e as forças de segurança do Estado, que segue sendo realizada de forma contínua em todas as regiões do município, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.
Em julho, a operação registrou mais de 8 mil ocorrências, incluindo 104 prisões em flagrante, 110 veículos recuperados, 48 procurados pela Justiça capturados e sete armas de fogo apreendidas.
Também foram realizados 186 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, e a GCM atuou em ocorrências ambientais e de perturbação do sossego público.
“O objetivo é garantir que a população tenha a sensação de segurança constante, com a presença das forças de segurança sempre atuantes, prevenindo crimes e oferecendo proteção diária aos cidadãos. Os números demonstram que essa integração já dá resultados expressivos na cidade”, concluiu Major Arley Topalian, secretário municipal de Segurança.
Outras ações
Além das operações integradas, a GCM de São Bernardo realiza diariamente a Operação Direto ao Ponto.
No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 28.384 rondas, com monitoramento das principais vias da cidade e pontos de ônibus nos períodos de maior fluxo de pessoas a caminho do trabalho.







