O cenário tem mudado em São Bernardo para quem quer abrir um novo negócio.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, tem registrado resultados expressivos em 2025, consolidando o município como referência em modernização e desburocratização dos serviços públicos.
Apenas neste ano, já foram emitidos 1.421 alvarás de licenciamento, envolvendo construção, reformas, demolições, terraplanagem, desdobros e remembramentos.
No mesmo período, o município registrou a expedição de 1.097 documentos entre certidões de conclusão de obra, vistos e habite-ses, além de lavrados 115 autos de infração.
No total, a Secretaria contabiliza 2.629 atendimentos documentados e arrecadação superior a R$ 6,4 milhões.
No mesmo período, foram tramitados ainda 4.100 processos administrativos, com a emissão de 400 alvarás de licenciamento e 350 certidões de conclusão de obra, além de 780 atendimentos específicos, que geraram arrecadação superior a R$ 1,6 milhão.
Esses resultados refletem diretamente o esforço da administração em garantir agilidade e transparência aos processos de regularização de obras e abertura de empresas, fortalecendo a atividade econômica local.
Os avanços alcançados renderam a conquista de selo do Programa Facilita SP Municípios.
“A gestão tem trabalhado para reduzir burocracias e criar um ambiente cada vez mais atrativo. Isso significa atrair investimentos, gerar novos postos de trabalho e oferecer mais oportunidades para nossa população. Cada processo que é agilizado se traduz em desenvolvimento econômico e social para São Bernardo, e o trabalho tem sido fundamental nesse avanço”, destacou.
Ambiente
A certificação, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, reconhece boas práticas voltadas à melhoria do ambiente de negócios, geração de empregos e atração de novas empresas.
Entre os fatores que garantiram a premiação estão a adesão de São Bernardo ao Programa Facilita SP, a implantação da RedeSim e a análise de viabilidade locacional automatizada, ferramentas que tornam mais rápido o processo de abertura e regularização de empresas.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Géslei Bonício, a certificação confirma que São Bernardo está preparada para atender o setor empresarial com agilidade e segurança.
“Ingressamos no Programa Facilita São Paulo para desburocratizar ainda mais a jornada dos empresários e empreendedores, garantindo mais emprego e movimentação da economia com menos burocracia e mais agilidade. O selo é um mérito do município e um ganho enorme para o empresariado, que encontra aqui um ambiente de negócios dinâmico e eficiente”, frisou.







