A Prefeitura de São Bernardo lançou nesta sexta-feira (31/10) calendário do Mês da Consciência Negra, em novembro, dedicado à luta por igualdade racial e à valorização da história e da cultura afro e afro-brasileira.
Com a participação de instituições parceiras e da sociedade civil, a gestão do prefeito Marcelo Lima promoverá atividades que resgatam tradições, ampliam o debate e o alcance de políticas afirmativas desenvolvidas no município.Campanha de conscientização pelo fim do preconceito, que recebe o nome ‘Vozes Negras em Movimento’, também foi apresentada em evento que contou com a presença de secretários, lideranças e imprensa.
“Nossa cidade voltou a dialogar sobre questões indispensáveis, como o respeito e a igualdade de direitos. Temos que lutar todos os dias contra o preconceito. Dentro do nosso governo, precisamos disseminar informações, levar conhecimento. Isso desde os atendimentos nas unidades de saúde ao acolhimento de estudantes, famílias e profissionais na Educação. Em todos os setores, em todos os lugares, nosso papel é conscientizar e trabalhar pela garantia de oportunidades”, destacou o prefeito Marcelo Lima, que abriu o evento de lançamento da programação.
A programação ‘Vozes Negras em Movimento’ é realizada pelas secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Saúde, de Educação, de Esportes e Lazer, da Mulher e da Comunicação.
A ação conta com parceria da Câmara Municipal, da Faculdade de Direito São Bernardo, da Diretoria de Ensino do Estado, da OAB – Subseção São Bernardo, e da Fábrica de Cultura.
CARTILHA DA IGUALDADE RACIAL
O calendário de atividades do mês de mobilização contra o preconceito terá início neste sábado (1º/11), às 10h, com o evento ‘Consciência em Ação”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove série de atrações culturais gratuitas até às 20h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Avenida Redenção, 271, Centro).
Tributo a cantores pretos, apresentações de grupos de capoeira, de escola de samba, de dança e de música, exposições de arte sobre a vida e a obra de Sabotage e Elza Soares e Feira Criativa estão entre as atividades.
Às 15h, ocorrerá o lançamento da Cartilha da Igualdade Racial de São Bernardo, elaborada junto ao Conselho Municipal da Igualdade Racial.
“Apresentaremos à cidade documento que reúne série de leis, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial, e informações sobre serviços e políticas públicas de São Bernardo para o enfrentamento ao preconceito e garantia de direitos. Esse é um momento de fortalecer nosso trabalho e intensificar essa luta”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça.
‘VOZES NEGRAS EM MOVIMENTO’
A programação do Mês da Consciência Negra em São Bernardo contará com mais de 90 atividades, com destaque à agenda cultural.
Entre as atrações está o ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, evento da Secretaria de Cultura que se dará de 20 a 23 de novembro, das 14h às 22h, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (antigo Vera Cruz).
Serão 36 apresentações locais de música, dança, e outras manifestações.
O destaque será, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a apresentação da escola de samba Vai-Vai, com enredo do Carnaval 2026 que fará homenagem a São Bernardo.
“Teremos um mês de mobilização e valorização das tradições afro-brasileiras. As atrações culturais foram, em grande parte, selecionadas por meio de editais públicos, voltados aos artistas da cidade. E temos também atividades que acontecem com o apoio de parceiros. Na música, na dança, na literatura, na gastronomia, nos modos de vestir, de falar. Nossa programação apresenta esse universo rico e incrível, para inspirar e dar ainda mais visibilidade à luta por igualdade e respeito”, afirmou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
Bibliotecas, parques e espaços em comunidades da cidade receberão intervenções artísticas ao longo do mês.
A programação completa será divulgada na próxima semana, nos canais oficiais da Prefeitura.
Marcha das Mulheres Negras, palestras em unidades de saúde, corrida de rua e aula de zumba temática, apresentação de trabalhos pedagógicos de estudantes das redes municipal e estadual também fazem parte da agenda de celebrações em novembro.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para fortalecer e ampliar ainda mais o alcance das ações do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de São Bernardo irá veicular campanha de conscientização sobre igualdade racial e respeito.
Três moradores da cidade ilustram os materiais da campanha, representando a população negra que contribuiu – e ainda contribui – para a construção do município. Ditinho da Congada, mineiro de 73 anos que criou, com o irmão, a Congada do Parque São Bernardo; Zélia Aparecida de Oliveira, 69 anos, porta-estandarte e porta-bandeira de escolas de samba de São Bernardo e do Carnaval de São Paulo; e Délcio Ferreira, 46 anos, empreendedor e cabelereiro especialista em corte de cabelos crespos e cacheados.
Ícone do samba de São Bernardo, dona Zélia, como é conhecida, fala com orgulho da trajetória e da participação na campanha.
“Estamos mostrando que nós negros precisamos ser respeitados no dia a dia, 365 dias por ano. Fico emocionada em participar desta ação. Oportunidade de levar aos mais jovens que temos o direito de ocupar todos os lugares do município, do Estado, do Brasil e do mundo, e que somos importantes como qualquer outro ser”, disse.







