O processo de modernização do sistema público de iluminação de São Bernardo avança para a região do bairro dos Casa. Trata-se do Programa Mais Luz, coordenado pela Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, e que projeta a instalação de 700 novas luminárias em LED em substituição às lâmpadas de vapor de sódio em 85 vias dos bairros Jardim Campestre, Jardim Cláudia, Vila Cruzeiro e Vila Vitória até o Natal.
As melhorias contemplam 14,6 quilômetros de extensão, mediante investimento de R$ 1,2 milhão. “Quase não dá para acreditar que quando assumimos a Administração, em 2017, não havia sequer uma única luminária pública com tecnologia LED na cidade. Passados pouco mais de sete anos, temos mais de 80% de São Bernardo contemplada pelo Programa Mais Luz. Estamos falando de um investimento fundamental, que traz economia aos cofres municipais, além de eficiência e segurança aos pedestres e motoristas”, ressalta o prefeito Orlando Morando.
Leia mais:
– São Bernardo: Prefeito sanciona leis sobre valorização da Guarda Civil Municipal
– São Bernardo intensifica segurança nas zonas comerciais com Operação Patrulha de Natal
– Direito São Bernardo abre oportunidade de bolsa para ingressantes
Entre os benefícios do processo de substituição das lâmpadas por tecnologia LED, o secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, destaca a garantia de dez anos, o que resulta na redução imediata do processo de manutenção.
“As luminárias em LED usam tecnologia sustentável, por não utilizar metais pesados, e nos permitem a implantação da telegestão para monitorar o parque de iluminação, corrigindo falhas e permitindo diagnósticos com maior eficiência”, diz.