Nesta quinta-feira (18), famílias da comunidade dos Cafezais, na região do Montanhão, uma das áreas mais populosas e carentes da cidade de São Bernardo, receberam hortaliças e verduras frescas colhidas no projeto Fazendinha, realizado pelo Grupo Polar. A entrega, de 50 sacolas, aconteceu na ONG Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão.
O projeto Fazendinha consiste no cultivo de horta com um substrato criado pelo Grupo Polar, denominado Ice Foam Eco. Trata-se de gelo-espuma utilizado no transporte de medicamentos que requerem temperatura controlada e que é transformado em substrato ou condicionador de solo, por meio de processos com gerenciadores de resíduos orgânicos.
Dessa forma, evita-se a destinação deste tipo de resíduo para aterros sanitários, podendo ser reintroduzido na economia de forma circular depois da sua vida útil, como uma alternativa ou complemento aos fertilizantes e adubo.
Os alimentos doados foram plantados em fevereiro e a colheita foi realizada em parceria com a Associação de Resgate à Cidadania (ARCAH), que desenvolve um trabalho socioassistencial com 40 famílias, sendo o público-alvo direto 70 crianças e adolescentes e um total de 150 pessoas assistidas nos territórios em que atuam.
Para o Grupo Polar, a iniciativa não apenas beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, com o fornecimento de alimentos frescos e nutritivos, mas também tem relevante contribuição ambiental, já que evita a destinação inadequada de resíduos para aterros sanitários.
Para se ter uma ideia dos resultados da transformação do gelo-espuma em substrato, aproximadamente 184.000 quilogramas do produto podem gerar até 92.000 quilogramas de substrato, que podem ser utilizados no cultivo de mais de 277.000 mudas e, com a colheita, atender mais de 34.000 famílias.