Como parte das iniciativas para ampliar o acesso da população à cultura, a Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta sexta-feira (30/1) as inscrições para processo que irá selecionar projetos voltados à formação gratuita de moradores em oficinas e cursos gratuitos em diferentes linguagens da arte.
Agentes culturais da cidade, que atuam como arte educadores, poderão cadastrar, até o dia 8 de fevereiro, proposta com Plano de Trabalho referente ao primeiro semestre deste ano, seguindo critérios e regras estabelecias em editais de chamamento (nº 1/2026 e nº 2/2026).
Os processos de seleção integram as ações de fomento promovidas pela Secretaria de Cultura do município, que destinará aos projetos, neste primeiro semestre, R$ 600 mil. Poderão participar agentes culturais que sejam pessoas física ou jurídica, o que inclui MEI (Microempreendedor Individual).
As inscrições serão realizadas pelo site Mapa Cultural da cidade – mapacultural.saobernardo.sp.gov.br.
“Teremos uma comissão para selecionar as propostas cadastradas, seguindo critérios dos editais públicos que consideram, entre outros aspectos, a experiência e a trajetória dos arte educadores em sua área de atuação cultural. Esse conhecimento será compartilhado com os moradores, em atividades descentralizadas e no CeMAM, nosso Centro Municipal Avançado de Música, para ampliar o acesso da população aos cursos formativos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura”, explicou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
PROJETOS – Por meio do edital de chamamento nº 1/2026, a Prefeitura irá selecionar projeto de fomento de oficinas culturais nas seguintes linguagens: artes cênicas – circo; artes cênicas – dança; artes cênicas – teatro; artes plásticas e visuais; cultura e inclusão digital; culturas populares tradicionais; culturas jovens urbanas; economia da cultura – gestão cultural; economia da cultura – economia criativa e solidária; literatura; e música. As oficinas serão ministradas em espaços culturais do município, com previsão de início em março.
Já o edital de chamamento nº 2/2026 é destinado à seleção de projetos para o Centro Municipal Avançado de Música (CeMAM). Há 21 categoriais disponíveis para o cadastro de proposta pedagógica por agentes culturais, entre as quais trompete, canto coral, clarinete, teclado, violão e grupos variados de prática musical. Os cursos do CemAM são voltados a práticas intermediárias e avançadas na linguagem musical.
Os editais de chamamento, com as informações sobre inscrição, cadastro de plano de trabalho, critérios de avaliação e seleção, estão disponíveis no site da Prefeitura – www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/editais. Os editais foram publicados na edição desta sexta-feira no Notícias do Município.







