São Bernardo promoveu, nesta sexta-feira (14), um grande Feirão do Emprego para Mulheres, o primeiro deste ano, reunindo 1.783 participantes no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, no Parque Anchieta.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, em meio às comemorações do Mês da Mulher, teve como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, oferecendo vagas em diversas áreas, com a participação de 40 empresas.
O evento foi aberto a mulheres a partir de 16 anos, com escolaridade mínima de ensino fundamental, e contou com uma estrutura completa para atender as candidatas, incluindo apoio para a elaboração e impressão de currículos.
Além da intermediação de emprego, foram oferecidos serviços gratuitos como testagem rápida de HIV e sífilis, mamografia, orientação jurídica e espaço kids para mães que compareceram com seus filhos.
“A geração de empregos é essencial para o crescimento de São Bernardo. Por isso, além de investirmos na capacitação, a exemplo da criação da faculdade municipal gratuita, também trabalhamos para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Queremos garantir que nossa população tenha acesso a mais empregos e melhores condições de vida”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O Feirão de Emprego se deu em parceria com a iniciativa privada. Muitas empresas, aliás, mantêm uma relação com a CTR (Central de Trabalho e Renda) do município, o que facilita a conexão entre empregadores e profissionais em busca de recolocação.
Keila Santos, representante de recrutamento da empresa Souza Brasil, destacou a importância da medida.
“Temos uma parceria muito positiva com a Prefeitura, construída por meio da Central de Trabalho e Renda, e isso foi fundamental para a nossa participação no Feirão do Emprego voltado às mulheres. É essencial fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho e, na nossa empresa, 80% dos colaboradores são mulheres. Estamos muito felizes em participar deste evento e temos grandes expectativas para preencher nossas vagas com profissionais qualificadas”, afirmou.
Desenvolvimento
Além do Feirão do Emprego, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, também estimula o desenvolvimento dos moradores, via cursos de qualificação.
A pasta realiza a formação de novos empreendedores, em parceria com o Sebrae. As iniciativas visam, além de oferecer novas oportunidades, capacitar pessoas que desejam se realocar no mercado de trabalho ou expandir ainda mais o seu negócio.
“Nosso compromisso é garantir que as vagas geradas em São Bernardo cheguem a quem vive aqui. O Feirão foi pensado para conectar empresas e trabalhadores, proporcionando oportunidades reais de emprego. Nada melhor para celebrar o Mês da Mulher do que oferecer um evento estruturado, com respeito, acolhimento e muitas possibilidades para quem busca uma colocação no mercado”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, reforçou também o impacto positivo da ação.
“Temos buscado parcerias com grandes empresas para facilitar a conexão entre empregadores e trabalhadores. O Feirão de Emprego para Mulheres é uma grande oportunidade para quem está à procura de uma recolocação no mercado, com suporte completo para que cada candidata tenha sucesso no processo seletivo.”