A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André terá, a partir do mês de abril, 76 novos agentes que vão reforçar a segurança na cidade. Aprovados em concurso público, os GCMs vão aumentar em 15% o efetivo no município, que passará dos atuais 506 para 582 profissionais.
“Seguimos investindo, equipando, valorizando o profissional e dando condições de trabalho para que os GCMs desempenhem seu papel na nossa cidade. Com isso estamos conseguindo contemplar nosso principal objetivo que é de aumentar o efetivo de guardas nas ruas e garantir mais segurança para a população”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Esta é a segunda convocação de GCMs realizada pela Prefeitura de Santo André. Em 2019, antes do período da pandemia da Covid-19, 30 novos guardas começaram a trabalhar na corporação. Considerando os 76 que vão começar em abril, o município terá aumentado o efetivo em 106 novos agentes.
Os novos guardas passaram por etapas de treinamento que incluíram curso preparatório de patrulhamento, além de questões pertinentes à segurança do cidadão. Além destes procedimentos, a corporação recebe intenso treinamento para utilizar de forma adequada a arma de fogo no atendimento de ocorrências e na proteção à vida.
Em 2023, a GCM de Santo André atendeu 12.506 ocorrências e efetuou 4.413 operações, em conjunto com as forças policiais. Realizou ainda a verificação de 41 descumprimentos de medidas protetivas atendidas pela Patrulha Maria da Penha, 115 prisões, e 1.213 averiguações de pessoas em atitude suspeita.