As ações de prevenção, conscientização e combate à dengue em Santo André estão sendo reforçadas em novembro, definido como mês de mobilização contra a doença.
As atividades tiveram início com a Operação Finados e seguem em diferentes frentes até o dia 30.
Além de visitas domiciliares e do monitoramento de locais com maior potencial de acúmulo de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença, estão programadas atividades educativas nas escolas municipais e estaduais e vistorias em imóveis especiais, como estabelecimentos de ensino, clubes, templos religiosos e unidades de saúde.
“O objetivo dessas ações é mobilizar e sensibilizar a população, trabalhadores e diversos segmentos da sociedade sobre a importância da participação de todos no combate às arboviroses. As atividades reforçam o compromisso da Prefeitura de Santo André com a prevenção, o controle e a conscientização sobre doenças como dengue, zika e chikungunya”, destaca o secretário de Saúde, Edson Salvo Melo.
Nas escolas, assim como nas 35 unidades básicas de saúde, será trabalhado o tema “Dengue” ao longo de todo o mês, com orientações à população sobre a eliminação de criadouros.
Ainda serão realizadas palestras e exposições de maquetes, demonstrando o ciclo evolutivo do mosquito e reforçando a importância da prevenção dentro da comunidade escolar e nos territórios de cada unidade de saúde.
As equipes da Gerência de Controle de Zoonoses intensificaram as ações de bloqueio, limpeza e eliminação de criadouros, priorizando áreas de maior risco.
Dentre os pontos estratégicos para as inspeções estão ferros-velhos, borracharias, floriculturas e desmanches.
Vacina
A imunização contra a dengue foi intensificada no último Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, em 18 de outubro. No entanto, a vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde de Santo André, de segunda a sexta, das 8h às 16h, para o público-alvo definido pelo o SUS: os adolescentes de 10 a 14 anos.
Cada UBS ainda tem instituída uma brigada contra a dengue e os agentes comunitários de saúde realizam, durante todo o ano, ações de busca ativa nos territórios, além de orientação da população cadastrada.
Atualmente, são mais de 300 brigadas municipais para ações não apenas nas unidades, mas em todos os prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas, como as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Operação Finados
Iniciada no final de outubro, visando o Dia de Finados, a operação mobilizou as equipes da Zoonoses, em parceria com o Serviço Funerário Municipal.
Os agentes estiveram nos cemitérios da cidade orientando trabalhadores, floristas e visitantes sobre a importância do combate ao mosquito aedes aegypti.
Também foram feitas vistorias, eliminação de possíveis criadouros e aplicação de larvicidas.
O trabalho constante ao longo de todo o ano, aliado ao reforço da mobilização, já apresento resultados, contribuindo para a redução da dengue em Santo André.
Neste ano, foram registrados, até o momento, 3.359 casos, sendo 3.174 autóctones, 148 importados e um óbito.
Em 2024, foram 14.516 casos, sendo 14.159 autóctones, 357 importados e 21 óbitos.







