O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, embarca neste sábado (24) para uma missão oficial à Estônia, referência mundial em governo digital, para firmar um acordo inédito de cooperação tecnológica.
A cidade será a primeira do Brasil a assinar um termo de colaboração com o Estonia Hub, entidade que representa o ecossistema de inovação e transformação digital do país localizado no norte da Europa.
A visita, que também contempla compromissos na Finlândia, país parceiro em soluções urbanas inteligentes, acontece entre os dias 25 e 31 de maio.
Durante a missão, Gilvan participará da e-Governance Conference, maior evento global sobre governo digital, e se reunirá com autoridades estonianas, representantes de empresas e centros de tecnologia, além de assinar o termo de cooperação com o Estonia Hub.
O acordo estabelece um canal direto para o intercâmbio de boas práticas, tecnologias e experiências entre Santo André e o ecossistema digital da Estônia.
“O mundo vive uma revolução digital. E Santo André quer estar na vanguarda dessa transformação. A tecnologia e a inovação precisam estar a serviço das pessoas. Por isso, buscamos as melhores experiências internacionais para modernizar o serviço público, desburocratizar a gestão e melhorar a vida do cidadão andreense”, destaca o prefeito Gilvan.
Um dos focos centrais da parceria será a interoperabilidade de dados e o fortalecimento da Plataforma de Georreferenciamento SIGA (Sistema Integrado de Georreferenciamento Andreense), inspirada no modelo estoniano de integração de sistemas públicos.
A cooperação também contempla temas como identidade digital, participação cidadã, cidades inteligentes, segurança cibernética e saúde digital.
Entre os compromissos do prefeito Gilvan estão encontros com a embaixadora brasileira na Estônia, com o prefeito de Tallinn, capital do país, e visitas a centros de inovação como o e-Estonia Briefing Centre, o FinEst Centre for Smart Cities e o Reach-U.
Além do caráter simbólico da assinatura, a parceria com a Estônia pode acelerar projetos de transformação digital em Santo André, como a ampliação do processo eletrônico (Papel Zero), a evolução do Bairro Inteligente e o desenvolvimento de soluções de governo aberto e dados integrados.
“Esse intercâmbio internacional vem ao encontro das iniciativas que estamos desenvolvendo na cidade. Um dos projetos mais importantes em andamento é o CITE – Centro de Inovação, Tecnologia e Emprego, que será entregue até o final do ano. O espaço vai reunir formação de talentos, empreendedorismo e fomento à inovação, conectando Santo André às principais tendências do mundo. Estamos construindo uma cidade mais eficiente, digital e com mais oportunidades para todos”, reforça Gilvan.
A missão conta com o apoio institucional do Estonia Hub e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Segundo o prefeito, além de absorver experiências bem-sucedidas, a visita pretende abrir caminhos para internacionalização de startups andreenses e atrair investimentos em tecnologia e inovação para a cidade.
O secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral, que acompanha o prefeito na missão, também destacou a importância estratégica da viagem:
“Estamos falando de uma das nações mais avançadas do mundo em digitalização. A Estônia conseguiu transformar a relação do cidadão com o poder público por meio da tecnologia. Queremos entender como isso foi feito, adaptar à nossa realidade e dar um salto na forma como Santo André entrega serviços públicos: com mais agilidade, menos burocracia e foco total no cidadão.”