Em Santo André, crianças com mais de seis meses a 2 anos que possuam comorbidades já podem receber a primeira dose da vacina contra Covid. A imunização ocorrerá sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em nove unidades de saúde.
O município recebeu 1.920 doses do imunizante Pfizer Baby para primeira e segunda dose, que devem ser aplicadas com intervalo de quatro semanas. A população estimada para essa faixa etária é de cerca de 960 crianças.
Pontos de vacinação:
Unidades de Saúde Lucinda – Rua Caconde, s/nº (em frente à Praça Heliópolis) – Vila Lucinda
Policlínica Alzira Franco – Rua Asa Branca – Jardim Alzira Franco
Policlínica Palmares – Praça Áurea, 234 – Vila Palmares
Policlínica Paraíso – Rua Juquiá, 256 – Bairro Paraíso
Unidade de Saúde Jardim Carla – Rua José de Alencar, s/nº – Jardim Carla
Policlínica Cruzado – Rua dos Vicentinos, 335 – Jardim Santo André
Clínica da Família Parque Miami – Estrada do Pedroso, 5.151 – Parque Miami
Unidade de Saúde Parque Andreense – Rua Ibertioga, s/nº – Parque Andreense
Policlínica Paranapiacaba – Avenida Ford, s/nº
Em São Bernardo, com a chegada de 1.200 doses do primeiro lote do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, a Prefeitura de São Bernardo inicia, nesta quinta (17), a vacinação destinada a este público-alvo. A imunização, inicialmente voltada apenas às crianças com comorbidades, ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento.
O esquema vacinal de crianças a partir de 6 meses e menores de 3 anos de idade é realizado apenas com o imunizante da Pfizer de tampa vinho, o único liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público. Para a proteção, estão previstas três doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre a primeira e a segunda e de oito semanas (56 dias) entre a segunda e a terceira.
Em Diadema, a partir desta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde dará início à aplicação da vacina contra covid-19 para crianças com idade entre seis meses e dois anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas.
A vacinação foi possível em razão do recebimento de 1.380 doses do imunizante Pfizer Baby.
Para receber a vacina em uma das 20 UBSs de Diadema, a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável acima de 18 anos, apresentar documento de identidade (com número do CPF) e caderneta de vacinação.
A aplicação da dose é por livre demanda em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Paineiras, Promissão e Serraria funcionam com horário estendido para vacinação covid-19 até às 19h.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as comorbidades que permitem a inclusão no público alvo para vacinação covid-19 são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, talassemia, síndrome de down, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.