A US (Unidade de Saúde) Cidade São Jorge, em Santo André, vai passar por ampla modernização. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Paulo Serra, que vistoriou o equipamento e assinou a ordem de serviço para o início da reforma, que deve durar seis meses. A iniciativa marca o retorno das obras do programa Qualisaúde, que desde 2017 já modernizou 36 equipamentos de saúde da cidade.
As intervenções vão contemplar desde a troca de telhado até o piso, passando pela pintura geral, reorganização de fluxos e a requalificação dos espaços internos. A obra também vai resolver problemas crônicos na parte hidráulica e na caxilharia de portas e janelas, dando mais comodidade aos pacientes e aumentando a segurança das unidades. A reforma vai custar cerca de R$ 2,4 milhões, sendo que R$ 2 milhões serão aportados pelo Governo do Estado e o restante é contrapartida do município.
“A pandemia atrapalhou muito esse processo de modernização dos equipamentos de saúde, foram dois anos cuidando de apenas uma doença, mas hoje é um dia muito especial porque marca uma retomada. Ainda temos dois anos pela frente para atingirmos 100% dos equipamentos de saúde reformados dentro do padrão do Qualisaúde”, destaca o prefeito Paulo Serra.
A US Cidade São Jorge atende, em média, 420 pessoas por dia e a expectativa é que essa capacidade aumente após a obra. “A modernização passa pela informatização dos processos que garante mais agilidade e aumenta a capacidade de atendimento. As unidades que já conseguimos modernizar conseguiram fluxo mais rápido. Aqui era um prédio muito antigo, toda a hidráulica, elétrica, tudo será trocado completamente”, explica Paulo Serra.
“Essas reformas são históricas porque atendem ao anseio de uma população de mais de 35 mil pessoas que usam os serviços de saúde na US Cidade São Jorge. Depois da obra será uma nova unidade, nos elevados padrões do programa Qualisaúde e que a população andreense merece”, destaca o secretário de Saúde, José Police Neto.
No início da obra, a US Cidade São Jorge continuará aberta ao público e atendendo as demandas já programadas, mas, em breve, terá o atendimento suspenso para preservar a integridade dos pacientes e dos funcionários. Os atendimentos da odontologia já foram remanejados para unidades vizinhas como Centreville, Jardim Carla e Humaitá.