O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) participou da apresentação para os estabelecimentos do ‘Sabores da Cidade – 471 motivos para experimentar Santo André’, festival gastronômico promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (6) na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André.
O objetivo da programação foi informar a dinâmica do Festival, realizado pela primeira vez pela atual administração pública. Estiveram presentes 36 pessoas. No total há cerca de 80 participantes entre bares, restaurantes, lanchonetes e similares. O período do festival será de 13 de maio a 11 de junho.
Presente ao evento, o presidente do Sehal, Beto Moreira, disse que ações e incentivos que ajudem o setor são sempre bem vindos. “Temos que valorizar os investimentos que são feitos na cidade, tanto os que chegam quanto os tradicionais e já estabalecidos”, comentou.
Durante o encontro, os presentes contaram com a palestra da jornalista e parceira do Sehal, Vanessa Urbini, pós-graduada em Marketing e Vendas e especialista em treinamento para o setor. Ela reforçou a importância da visibilidade aos que aderiram ao Festival, além da relevância no bom atendimento.
“É uma oportunidade e os empresários devem aproveitar esse tempo de exposição, que é gratuito. E, além disso, aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. Temos dados que indicam que 87% dos consumidores valorizam a boa experiência”, afirmou.
O Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, destacou a importância da aproximação do poder público com o setor e agradeceu a participação e o engajamento para divulgar cada vez mais os estabelecimentos.
“Trata-se de uma iniciativa que dá mais notoriedade ao negócio, contribui com o crescimento, incentiva novos investimentos e ajuda no desenvolvimento econômico da cidade. Afinal, é um setor que tem se destacado. Só em 2023 tivemos 550 mil turistas circulando por aqui, dos quais 220 mil em Paranapiacaba, que se destaca como atrativo”, explicou e acrescentou que os dados são de pesquisa realizada em parceria com instituições de ensino.
Programação
O Festival Sabores da Cidade, de 13 de maio a 11 de junho, ocorre nos próprios locais, incluindo o sistema delivery. Não há custo para quem aderiu e o material promocional, como prisma de mesa, banner e outros, será doado pela Prefeitura.
Os participantes devem criar um prato ou combo de acordo com o perfil gastronômico de cada um, a preço promocional; o nome dado para o cardápio deve fazer referência a Santo André; divulgação nas mídias sociais e nos estabelecimentos; manter material de divulgação em local visível, desde o início até o fim do evento.
Também participaram do encontro Fábio Santana, diretor do Sintragastroh (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e Meios de Hospedagem de Santo André e Região) e Fernanda Parra, diretora de Desenvolvimento Econômico de Santo André.