A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, está intensificando as ações de combate ao transporte escolar clandestino.
Somente entre janeiro e outubro deste ano, os agentes de fiscalização realizaram oito apreensões de veículos que realizavam o serviço de forma irregular.
A ocorrência mais recente foi registrada na última quarta-feira (19), quando um carro de passeio foi apreendido em frente à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Miguel Sanches Ruiz, no bairro Cidade São Jorge.
O veículo transportava sete crianças e a condutora não possuía habilitação nem documentação do veículo. Além disso, havia outras pendências administrativas, como falta de licenciamento.
As ações contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), da Secretaria de Mobilidade Urbana, que atuam em conjunto com as equipes de fiscalização da SATrans para garantir maior eficiência e segurança na prestação desse serviço.
As abordagens são realizadas diariamente nas entradas e saídas de escolas estaduais, municipais e particulares.
“Estamos trabalhando lado a lado com os transportadores escolares regulares, ouvindo suas demandas e fortalecendo condutas que protegem a vida das crianças. A operação reforça a importância do respeito à legislação e valoriza os profissionais que prestam um serviço seguro e de confiança para a população”, destaca o diretor da SATrans, Ageu Padoveze.
Durante as apreensões foram flagrados veículos particulares, com capacidade para cinco pessoas, transportando até dez alunos, sem cinto de segurança e sem os dispositivos obrigatórios, como cadeirinha ou assento de elevação, exigidos pela legislação para esse tipo de serviço.
Todos os carros que faziam transporte irregular foram recolhidos ao pátio do Detran.
A SATrans reforça que o transporte clandestino coloca em risco a integridade das crianças e adolescentes, e orienta pais e responsáveis a sempre verificar as condições do serviço contratado.
Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais; pelo e-mail faleconosco@satrans.sp.gov.br; pelo aplicativo Colab; nos telefones 0800 019 1944 e 4433-7533; ou ainda no setor de atendimento da SATrans, que funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Rua Ilhéus, 61, no Jardim Bela Vista.
“Nosso compromisso é garantir a segurança das crianças e a tranquilidade das famílias. A fiscalização contra o transporte escolar clandestino é firme, mas sempre acompanhada de diálogo com a categoria, que é fundamental para construir soluções responsáveis e preservar a qualidade do serviço na nossa cidade”, pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.






