A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou, nesta segunda-feira (29), o programa TODAS in-Rede em Santo André, que disponibiliza cursos online gratuitos para mulheres com deficiência com temas que abrangem o empoderamento e a liderança feminina.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 53 mil pessoas com deficiência vivem em Santo André. Deste total, cerca de 58% são mulheres.
“A missão da Secretaria é dar visibilidade aos programas para que eles tenham maior inserção em todo o estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente é uma realidade e, com os cursos, elas podem aprender sobre direitos que, na maioria das vezes, não sabiam que tinham”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.
Cidade tem mais de 53 mil pessoas com deficiência
Na região do ABC, os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra também disponibilizam o programa. Com mais de 53,4 mil pessoas com deficiência, sendo 58% mulheres, Santo André é a 75ª cidade do estado a aderir à iniciativa.
“Esse é um programa que tem muita conexão com os conceitos da nossa gestão. Porque quando se fala em inclusão, a primeira ideia que vem à mente está relacionada à superação de barreiras físicas, como rampas de acesso. Mas a questão desse programa vai muito além disso. O Todas in-Rede atua pela inclusão real das pessoas no dia a dia, na sociedade. E é por isso que a gente fez questão de fazer um grande evento. É um programa que vai beneficiar muita gente. E a gestão vai trabalhar para que esta seja uma política pública definitiva na cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Segund o o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca, após a assinatura do termo de parceria, serão agendadas reuniões para definição do perfil do programa, que prevê ações presenciais e virtuais. “Contaremos com apoio de ONGs parceiras, entidades, rede de saúde, assistência social e educação para chegar até essas mulheres”, disse.
Leia mais:
Santo André entrega campo de futebol do Guaraciaba
Estado já emitiu mais de 5 mil carteiras da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Em agenda de 15 anos da Rede Lucy Montoro, Tarcísio diz que enviará à Alesp projeto que altera financiamento da Saúde
Estado tem quase 2 milhões de mulheres com deficiência
Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.
“O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência. Gostaria de agradecer ao prefeito por estar aqui conosco e por ter abraçado a causa aqui em Santo André. Essa iniciativa vai proporcionar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e entender a importância de elas serem independentes”, Carol.
Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência.
Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.
Mais informações no site: www.todasinrede.sp.gov.br.
A reportagem do ABC em Off acompanhou o evento.
Veja o vídeo.