Nesta segunda-feira (11), a partir das 18h, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe a abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento anual que reúne as principais empresas, instituições de ensino, de pesquisa e agentes do ecossistema de inovação do ABC com o objetivo analisar, discutir e conhecer os avanços do setor.
A cerimônia vai contar com reunião do Comitê de Inovação de Santo André e apresentação dos jovens músicos da orquestra do projeto Locomotiva, que tocarão temas de filmes de ficção.
Na prática, no entanto, a programação começará às 9h desta segunda, com visitação de turismo industrial à Unipar, empresa do setor químico e petroquímico e uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil.
A Semana de Inovação segue até o dia 19 (terça-feira), com programação composta por palestras, apresentação de trabalho inovadores dos estudantes das instituições parceiras, entrega do Prêmio Santo André Inovação, visitas de turismo industrial e o Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência. A programação completa pode ser conferida no site https://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/semana-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2024/
Na terça-feira (12), acontecem as atividades relacionadas ao Prêmio Santo André de Inovação, com a exposição, das 8h às 12h, no Cine Theatro Carlos Gomes, de trabalhos inovadores desenvolvidos pelos alunos das instituições de ensino participantes. No período da tarde, a partir das 13h, os estudantes participam do Pitch, uma apresentação de forma curta e direta de um produto visando conquistar o interesse de um investidor, cliente ou parceiro.
Os trabalhos que mais se destacarem, após análise de 20 jurados, serão premiados em cerimônia que acontece às 18h.
Na quarta-feira (13), a programação da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação traz uma visita noturna à Sabina Escola Parque do Conhecimento, para uma imersão no universo da ciência de forma interativa e divertida. Durante a atividade, será possível explorar os diversos espaços da Sabina, com o acompanhamento de mediadores. Além disso, a visita incluirá uma sessão no Planetário. Para esta atividade é preciso fazer inscrições pelo site.
Empregabilidade para a pessoa com deficiência – Na quinta-feira (14), das 9h às 16h, a Semana de Inovação realiza a segunda edição do Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Ao todo, 16 empresas e o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda vão captar currículos para preencher 730 vagas disponíveis para pessoas com deficiência. Simultaneamente, uma série de palestras irá abordar temas relacionados a empregabilidade e tecnologia. Além disso, instituições parceiras estarão presentes para oferecer informações e serviços para os participantes do Dia D.
O evento vai contar com plataforma de tradução simultânea de Libras por videochamada em todos os estandes do evento.
Os temas e horários das palestras podem ser conferidos no site da Semana de Inovação. Quem quiser realizar inscrições antecipadas pode acessar o link https://bit.ly/48kdi2b
Também na quinta-feira, mas às 8h30, acontece a palestra “Transforme seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em inovação para o mercado”, com o diretor do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani, na Etec Júlio de Mesquita (Rua Justino Paixão, 150). A palestra abortará forma de usar a inovação para transformar ideias em futuras startups, com o foco no TCC dos alunos. Não é necessário realizar inscrições.
Na segunda-feira (18) e na terça-feira (19) acontecem as últimas atividades da Semana de Inovação, com visitação de turismo industrial na empresa petroquímica Braskem, das 9h às12h.
A Semana de Inovação é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Escola de Ouro Andreense e Parque Tecnológico de Santo André, em parceria com Faculdade Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, Senac, Universidade São Judas, FEI, Fundação Santo André, Senai, Strong Business School, Instituto Mauá de Tecnologia, UFABC e USCS, e ainda conta com o apoio da Acisa e da Deutsche Telecom Global Business.