A Prefeitura de Santo André, em parceria com a Polícia Civil, realizou na noite desta sexta-feira (7) uma operação contra flanelinhas que extorquiam motoristas nas ruas próximas ao Clube Atlético Aramaçan, no bairro Silveira.
A ação contou com a participação do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Centro de Operações Integradas (COI), além da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio das Rondas com Motocicletas (Romo) e Rondas Ostensivas Municipais (Romu), entre outros órgãos municipais.
Durante a operação, 27 pessoas foram abordadas por policiais para verificação do registro na Delegacia Regional do Trabalho, nos termos da Lei nº 6.242/1975, regulamentada pelo Decreto nº 79.797/1977.
Nenhum suspeito possuía liberação para exercer a atividade e, por isso, todos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial.
Com base em boletins de ocorrência registrados por vítimas dos flanelinhas, em que constam crimes de extorsão e exercício irregular da profissão, as autoridades de segurança pública realizaram um trabalho aprofundado de monitoramento e identificação dos suspeitos.
Um dos indivíduos foi denunciado no local por uma vítima e foi preso em flagrante.
A ação integrada incluiu ainda o registro por foto de cada elemento, além de qualificação criminal – ou seja, a identificação completa dos flanelinhas, para que a população possa reconhecer os indivíduos se houver novos casos de extorsão.
Denúncia
Para evitar casos como este e auxiliar as autoridades no combate ao crime, a população deve registrar Boletim de Ocorrência constando local, horário e a descrição dos envolvidos.
O documento pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia ou de maneira on-line no site da Polícia Civil de São Paulo pelo link https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia







