O período mais chuvoso do ano se aproxima e a Prefeitura de Santo André está realizando obras para combater pontos de alagamento na cidade. Umas delas fica no entroncamento da Rua dos Missionários com a Estrada do Pedroso, na Vila Rica, onde estão ocorrendo intervenções de drenagem que acabarão com os problemas de entupimento da tubulação e consequente acúmulo de água.
Nesta terça-feira (25), o prefeito Paulo Serra, acompanhado do vice-prefeito Luiz Zacarias, vereadores e a equipe da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, visitou o local das obras, que tiveram início em 6 de outubro e deverão perdurar até 30 de novembro, portanto, antes do início do POCV (Programa Operação Chuvas de Verão), que vai de 1º de dezembro a 15 de abril.
“Estamos investindo muito no aumento da capacidade de drenagem da cidade, vem aí o verão e o período de chuvas, e a gente tem mapeado os pontos crônicos onde há qualquer tipo de alagamento. Aqui era um destes locais e com essa obra vamos acabar com o problema, que causa um impacto forte na mobilidade nesse eixo importante na ligação do Pedroso e Parque Miami com a Vila Luzita”, disse o prefeito Paulo Serra. “Estamos aumentando a capacidade de drenagem em seis vezes, toda a água que vem da Comunidade dos Missionários vai ter um escoamento mais rápido. Até o fim de novembro vai estar entregue”, emendou.
O serviço realizado no Córrego dos Missionários está readequando o sistema de drenagem em trecho de 40 metros de galeria, com aduelas de seção que terão capacidade para vazão de 10 m³/s. O investimento para realização da intervenção é de R$ 791.934,55 e é uma entre diversas ações que a Prefeitura vem realizando para dar fim aos problemas e prejuízos proporcionados por enchentes e alagamentos.
“Ampliamos em 30% o piscinão de Santa Teresinha, estamos contratando a grande obra do piscinão da Vila América, fizemos o Complexo Cassaquera com a canalização do córrego, então são muitas obras acontecendo. Aqui na Rua dos Missionários com a Estrada do Pedroso temos mais uma dessas intervenções, para resolver o problema de forma definitiva. Uma obra não tão grande do ponto de vista de investimento, mas com impacto importante nessa região”, finalizou Paulo Serra.