Santo André deu sequência neste fim de semana à força-tarefa que vem sendo realizada para zerar a fila de espera por consultas nas mais diversas especialidades. Direcionados pelas unidades de saúde, 2,2 mil pacientes foram agendados para atendimento ortopédico no CHM (Centro Hospitalar Municipal) e aqueles que compareceram tanto no sábado (25) quanto no domingo (26) saíram com encaminhamentos para seguirem com os tratamentos.
“A realização destas forças-tarefa tem sido essencial para zerarmos as filas que acabaram se formando durante a pandemia. É um trabalho importante e que terá continuidade em várias especialidades”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Lançado em 2017 para normalizar as filas por consulta, exames e cirurgias, o programa Saúde Fila Zero já promoveu a realização de mais de 70 mil procedimentos em inúmeras especialidades. Em virtude da pandemia da Covid-19, o programa foi suspenso por um período. Porém, as atividades retomaram em 2022.
“Nossas equipes estão se esforçando, de domingo a domingo, para zerar as filas por consultas e procedimentos em diversas especialidades. Apenas neste fim de semana foram mais de 2 mil pessoas atendidas em ortopedia, muitas já saíram com seus exames agendados. E não vamos parar por aqui”, promete o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Neste ano, já foram realizadas forças-tarefa de cirurgias uroginecológicas e de urologia infantil. Também ocorreu ação similar para dar celeridade à fila de consultas no Reabilita, equipamento da Secretaria de Saúde localizado no bairro Campestre voltado à reabilitação de pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva, de todas as idades
“Essas ações fazem parte de estratégia de melhoria do cuidado do paciente andreense. A gente espera que, com menos fila e maior acesso à resposta de saúde pública, ocorra uma melhora no atendimento” ressalta o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato. “Tudo isso faz parte de processo de qualificação da rede de saúde de Santo André e principalmente os dois hospitais (CHM e Hospital da Mulher) vêm fazendo trabalho forte e importante no contexto de humanização e qualificação tanto de estrutura quanto de atendimento”, complementa.
Os munícipes atendidos elogiaram a ação da Prefeitura em diminuir o tempo de espera das consultas. “É importante esse tipo de ação, ajuda muito, olha só quanta gente. Tenho certeza que todos aqui estão achando uma ação maravilhosa”, diz Walter Cedro, 75 anos, morador do Parque Jaçatuba.
Moradora da Vila Guiomar, Jessica Alves da Silva, 31 anos, também gostou da iniciativa. “Muito bom o atendimento. Estava há três meses esperando para ser atendida. Muito importante a ação, porque a gente não espera muito tempo. Fico muito feliz pelo atendimento, foi muito legal. Que continue assim. Estão todos de parabéns”, pontua.
“Esse mutirão está sendo muito valioso, só tenho a agradecer. Inclusive já participei de outro mutirão, o da ginecologia”, elogia Sandra Di Lorenzo Ribeiro, 52 anos, do bairro Santa Maria. “Muito positiva essa ação. Estou saindo com os encaminhamentos. Só tenho que elogiar. As coisas boas têm que ser faladas também. Estão de parabéns, estou gostando muito também do atendimento”, finaliza Luciana Marques, 46 anos, da Vila Humaitá.