O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município.
As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo dos próximos dias em diversas vias de grande tráfego, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) e da Polícia Militar.
Nos primeiros dias de abordagens, as equipes se concentraram nas avenidas Giovanni Battista Pirelli e dos Estados (próximo ao Auto Shopping Global). Caso o veículo seja flagrado com emissão acima dos limites permitidos em lei é autuado pelos fiscais do Semasa. Nestes dois dias, 22 caminhões foram vistoriados e 11 foram reprovados.
Leia mais:
– Estudo vai levantar população de capivaras em Santo André
– Santo André amplia oferta de merenda para alunos da EJA
– Santo André ganha prêmio Cidades Excelentes na categoria sustentabilidade
“As vistorias do ProAr são fundamentais para combater a emissão de fumaça preta em desacordo com índices permitidos, o que contribui para o aumento da poluição atmosférica. E, especialmente nesta onda de calor, que deixa o tempo ainda mais seco, reduzir a quantidade de poluentes é fundamental para a saúde”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.
A multa é de 500 FMPs (Fator Monetário Padrão). Caso esteja dentro dos parâmetros, o condutor recebe o selo do ProAr 2023, indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente. Além disso, também foram distribuídas cartilhas orientativas sobre o programa, as ações de Santo André a importância da fiscalização para o meio ambiente. O material também está disponível digitalmente, no site do Semasa, no link https://bit.ly/cartilhaproar.
Descarte de resíduos
Durante as blitze, agentes do Semasa também realizam a verificação de documentos correspondentes ao MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) para os caminhões que transportam resíduos de construção civil (entulho), também conhecidos como caçambeiros.
O MTR é um documento obrigatório do controle do descarte desse tipo de material, que visa rastrear desde a geração até o destino final dos resíduos.
Fiscalização em áreas de transbordo e frota municipal – Na última semana, as equipes da autarquia efetuaram vistorias, orientações e medições em cinco áreas de transbordo de resíduos.
Foram realizadas medições de fumaça preta em 63 caminhões, sendo que 52 foram aprovados e 11 reprovados. Na ocasião, as aferições foram educativas, ou seja, não punitivas.
Também neste ano, o Semasa já fez medições de fumaça preta em veículos movidos a diesel (caminhões, caminhonetes, ambulâncias etc) que integram a frota municipal de Santo André, que inclui os ônibus municipais. No total, foram 618 veículos que passaram por medição, sendo 55 reprovados e 563 aprovados, beneficiados com o selo do ProAr 2023.