A Secretaria de Saúde de Santo André deu início a uma grande força-tarefa de cirurgias de urologia infantil. Após o processo de avaliação pré-operatória realizada em cerca de 400 crianças nos últimos dois finais de semana, 50 delas foram operadas neste domingo (12) no Centro Hospitalar Municipal (CHM). Outras 40 crianças passarão pelo mesmo procedimento após o Carnaval.
Os procedimentos de postectomia foram realizados em quatro salas do Centro Cirúrgico do CHM, cada uma delas com um urologista e um anestesista. As equipes do hospital proporcionaram um clima de acolhimento desde a recepção, que se estendeu para o pré-operatório e o pós-cirúrgico. Na saída, as crianças receberam uma lembrancinha com kit lanche e tiraram fotos com personagens infantis.
“Estamos intensificando as consultas e procedimentos em diversas especialidades por meio de forças-tarefa. Desta forma, vamos atender o maior número possível de pessoas e reduzir gradativamente a fila”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Moradores da Vila Guarani, Wendel Roberto Gomes de Lima e Milena Gomes Delgado foram acompanhar a cirurgia do filho Jonathan, de 4 anos de idade. “O atendimento foi ótimo, super rápido. Ficamos felizes quando recebemos a notícia que iriam realizar o procedimento. Saímos daqui com todas as orientações”, conta Wendel.
A postectomia ou circuncisão é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, que é o excesso de pele que recobre o pênis, com o objetivo de melhorar sua higiene íntima, diminuindo as chances de desenvolver infecção do trato urinário. A cirurgia também é indicada nas situações em que outros tratamentos, como o uso de pomadas, não ajudam no descolamento da pele.
A cirurgia ocorre com sedação, todo o procedimento leva em torno de uma hora e a alta ocorre no mesmo dia. Ao longo das últimas semanas equipes da Secretaria de Saúde ligaram para os pais e responsáveis para avisar sobre a realização das consultas de avaliação. Nos casos em que foi constatada necessidade de cirurgia, as crianças saíram do consultório já com a cirurgia marcada e as orientações sobre o pré e o pós-operatório.
“Praticamente em todos os finais de semana estamos realizando mutirões para zerar as demandas que foram acumuladas durante a pandemia. Esse é um trabalho em conjunto, que envolve diversos setores da Secretaria de Saúde em um esforço muito grande para zerarmos as filas por consultas e procedimentos na rede”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Fila Zero – O programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 para normalizar as filas por consultas, exames e cirurgias. Mais de 70 mil procedimentos foram realizados desde então para inúmeras especialidades. Em virtude da pandemia, o programa foi suspenso e retomado em 2022.