Sensibilizar a população sobre a temática ambiental e contribuir com a formação e participação cidadã por uma Santo André mais sustentável. Estes são alguns dos objetivos da extensa programação do Junho Verde – Mês do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santo André e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Uma das atrações é a oportunidade dos munícipes visitarem o Aterro Sanitário e conhecerem mais da fauna e da flora da Mata Atlântica, por meio de uma trilha ambiental monitorada ao Parque Natural do Pedroso.
As duas atividades promovidas pela autarquia serão oferecidas em quatro datas diferentes ao longo do mês e, apesar de livres, as vagas são limitadas e, por isso, é necessário fazer inscrição antecipadamente pelo site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.
Leia mais:
Santo André entrega 87 escrituras a moradores da Vila João Ramalho e Vila Curuçá
Santo André inicia implantação de lâmpadas de LED e câmeras de monitoramento no Parque Central
Santo André realiza plantio de árvores no Parque Regional da Criança
Aterro
As visitas ao Aterro Sanitário municipal ocorrerão nos dias 14 e 17/6 (quarta-feira e sábado), a partir das 9h. O ponto de encontro é no próprio aterro e a idade mínima para participar é de 11 anos, lembrando que menores devem estar acompanhados de um responsável.
No circuito da visita, os interessados vão conhecer mais sobre a estrutura de um aterro sanitário; o caminho que os resíduos fazem desde a coleta na casa dos moradores até chegar à disposição final na frente de lixo; discutir sobre as problemáticas que envolvem a geração e a separação dos resíduos e como isso afeta a vida útil do aterro;
Também será possível descobrir onde é armazenado o chorume, líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos úmidos e como é feito o seu tratamento; e entender mais sobre o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem, responsáveis pela triagem e venda dos resíduos recicláveis coletados no município.
O Aterro Sanitário de Santo André é o único equipamento público do tipo na região do ABC e um dos mais bem avaliados pela Cetesb, com nota 9,4.
No ano passado, quase 2 mil pessoas visitaram o local, que – em breve – contará com uma usina móvel para processamento de resíduos da construção civil, conquistada pelo Consórcio Intermunicipal ABC.
Trilha do Pedroso
Nos dias 22 e 25 (quarta-feira e domingo), o Parque Natural do Pedroso recebe os visitantes para uma experiência em meio à flora e à fauna da Mata Atlântica. O Semasa promove novas edições da trilha ambiental monitorada até a 2ª torre do antigo teleférico.
O percurso tem dificuldade moderada, com 825 metros de extensão. A idade mínima para participar é de 15 anos e menores de idade precisam de acompanhantes responsáveis.
Ao longo do trajeto, os agentes ambientais e educadores da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia comentam diversos aspectos e curiosidades das espécies existentes na Unidade de Conservação e sobre a história do parque.
O Parque Natural do Pedroso é uma Unidade de Conservação cuja gestão está sob responsabilidade do Semasa. Trata-se da maior área protegida do município e guarda importante remanescente da Mata Atlântica.
Toda a agenda de atividades do Junho Verde e mais informações estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde. A programação da Prefeitura de Santo André e do Semasa é totalmente gratuita.