O Poupatempo da Saúde de Santo André foi tomado por crianças neste domingo (24) para a primeira etapa de mais um mutirão de consultas oftalmológicas do programa Educando com Visão.
Centenas de estudantes entre 6 e 8 anos, que fazem parte do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino andreense foram ao Atrium Shopping para uma experiência diferente.
Por meio da parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, passaram por exames oculares e, aqueles que tiveram comprovada a necessidade, receberão óculos gratuitos.
O prefeito Gilvan Ferreira esteve no local, acompanhou de perto algumas das consultas, conversou com mães e pais e, como de costume, fez sucesso com a criançada.
“É um programa completo, que vai desde a consulta até a entrega dos óculos para as crianças da nossa rede municipal. Agradecemos ao Rotary por dar sequência a essa parceria, que recebemos de braços abertos”, destacou o chefe do Executivo andreense.
Após triagem nas unidades escolares – por meio do teste de acuidade visual, o qual identifica os estudantes com dificuldades ou inaptidão para enxergar –, aproximadamente mil crianças foram identificadas como elegíveis a serem consultadas e divididas em duas datas.
A primeira delas foi neste domingo (24) e a segunda será no dia 14 de setembro.
Neste domingo, o primeiro grupo de crianças partiu das escolas que frequentam (acompanhadas por responsáveis), passou por avaliação oftalmológica completa e, posteriormente, aquelas que tiveram detectada a necessidade de usar óculos já foram encaminhadas automaticamente para escolha da armação, imediatamente após a consulta.
O programa ainda prevê encaminhamento para o SUS caso seja identificado durante o exame alguma patologia de maior complexidade e ou necessidade cirúrgica.
O programa Educando com Visão acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Rotary Club Santo André Norte, que idealizou o projeto em 2004 (após identificar que 10% das crianças matriculadas em escolas públicas tinham alguma deficiência visual), financia a confecção das lentes para as crianças e realiza a entrega dos óculos entre 30 e 60 dias.
“Esse programa tem mais de 20 anos na cidade, traz resultados incríveis aos alunos do ensino fundamental e levamos a experiência de Santo André para outros municípios, aumentando nosso impacto”, celebrou o governador do Rotary, Luiz Antônio Pirola.
-| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
-| Fotos: Eduardo Merlino/PSA | Vídeo: Donizete Gimenez/PSA






